segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Bloqueio a Bojador: Secretário-Geral da Frente Polisario apela à rápida intervenção de Ban Ki-moon


O presidente da República Saharaui e Secretário-Geral da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz, advertiu Ban Ki-moon para a "perigosa" situação que prevalece na cidade ocupada de Bojador onde a intervenção militar das forças ocupantes marroquinas tentam impedir que os cidadãos saharauis possam expressar pacificamente as suas reivindicações legítimas.

Em mensagem dirigida ao SG da ONU, o presidente saharaui solicita "uma intervenção imediata" para proteger os civis saharauis indefesos e obrigar o levantamento do bloqueio militar imposto desde a passada quarta-feira à cidade de Bojador (terceira cidade saharaui), e sobre a qual as Nações Unidas têm total responsabilidade.

Abdelaziz pede ao SG da ONU que "pressione Marrocos a revelar a verdade e determinar as circunstâncias desta intervenção (…) e a permitir que os observadores e jornalistas independentes” se possam deslocar ao território e à cidade.

Quarta-Feira passada, as cinco coordenadoras de desempregados saharauis decidiram levar a cabo uma concentração por tempo indeterminado. Cerca das 22:00 horas, os manifestantes foram surpreendidos por uma violenta intervenção por parte de elementos do exército e da polícia que agrediram e torturaram os cidadãos indefesos e destruíram as tendas que tinham sido montadas.

A brutal intervenção causou vários feridos entre os manifestantes.
(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário