sexta-feira, 4 de maio de 2012

Governo espanhol não fará nada para alterar o atual estatuto do Sahara Ocidental


Mariano Rajoy, presidente do Governo espanhol

O Governo de Mariano Rajoy não tem previsto "alterar nada" a curto prazo em relação ao estatuto do Sahara Ocidental, com o objetivo de favorecer a relação com o novo Executivo de Marrocos, que é uma "prioridade" para o presidente do PP.

Segundo explicaram a Servimedia fontes do Partido Popular, o PP, que foi muito crítico com a atitude do Executivo socialista em relação ao Sahara, confia agora em cimentar boas relações bilaterais com Marrocos, cujos governantes, também recém chegados ao poder, têm uma química pessoal com o presidente do Governo espanhol e vontade também de prosseguir nesse objetivo.

As referidas fontes recordam que o próprio Rajoy já definiu a relação com Marrocos como uma "prioridade" no seu libro "Em confiança", apresentado em setembro de 2011, antes das eleições gerais de novembro último. Nesse sentido, o Executivo de Rajoy espera muito do embaixador marroquino Ahmed Uld Suilem, ex-dirigente da Frente Polisario, a quem os populares qualificam de "excelente".

Para favorecer a relação com Marrocos e a cooperação em todas as áreas de interesse comúm, o Governo do PP limitar-se-á em princípio a defender em abstrato as resoluções das Nações Unidas a favor da autodeterminação do território do Sahara Ocidental. No caso de se vir a confirmar o estreitamento de boas relações, referem as fontes consultadas, Espanha poderia ser mais ambiciosa no futuro.

(SERVIMEDIA)  12 -02-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário