terça-feira, 5 de junho de 2012

Ali Salem Tamek : « A Polisario do interior não tem autoridade para falar com [o ministro marroquino] El Otmani»


Ali Salem Tamek



Demain: Numa informação publicada pelo diário « Al Massae », o ministro ]dos Negócios Estrangeiros] El Otmani afirmou-se disposto a falar convosco. 

Ali Salem Tamek: Isso não é novo, e é bom, mas o senhor El Otmani deve ir pelos canais habituais…

O que é que isso quer dizer…

Pela direção da Polisario que é o representante legítimo dos Saharauis. Se Marrocos fala com a Polisario em Manhasset e em outros locais, é porque reconhece que é com ela que deve negociar….

Você considera-se um polisario do interior?
Sim.

É membro da Frente Polisario ?
Absolutamente.

Portanto, não haveria nenhum problema de falasse com El Otmani.
Saâdeddine El Otmani, MNE de Marrocos
Não, não… A Polisario tem uma direção, e tem os homens que é preciso para esse tipo de negociações ou encontros. Por que razão o Makhzen quer passar por nós quando há uma representação legítima dos Saharauis no exterior?

Depois de Manhasset, ouvir dizer o ministro El Otmani que há polisarios do interior é uma forma de reconhecimento para vós….
Sim, mas isso não é novo.

Foi contactado?
Não. Nem por escrito nem oralmente. Nem a título pessoal nem na qualidade de vice-presidente do Codesa (Coletivo dos defensores saharauis doss direitos do Homem, cuja presidente é Aminatu Haidar).

E se o contactarem um destes dias ?
A minha resposta será a mesma. Nós temos uma direção no exterior, que se encontra nos campos de refugiados de Tindouf e cabe a ela designar as pessoas responsáveis para esse género de negociações. El Otmani deve passar por Tindouf.


“Demain Online, começou a sua aventura em 2011, é um site independente que visa informar sobre o que está acontecendo em Marrocos ou em qualquer outro lugar. Pensamos  — o pequeno grupo de jornalistas e colaboradores que formam esta equipa — , que a imprensa em Marrocos não informa nada por receio de represálias ou de boicote publicitário. Especialmente quando se trata de questões sensíveis. Portanto, o direito à informação dos cidadãos marroquinos, pela impressa, pelo audiovisual ou pele net está a ser violado e ignorado em nome de interesses nem sempre claros.". Do texto editorial de apresentação do Demain.
O jornal é dirigido pelo jornalista Ali Lmrabet.

Sem comentários:

Enviar um comentário