sábado, 13 de outubro de 2012

"A visita de Hervé Ladsous demonstra o interesse da comunidade internacional pela questão do Sahara Ocidental" – refere Coordenador Saharaui junto da MINURSO)


O SG da ONU e Herve Ladsous
 A visita do Secretário-Geral Adjunto da ONU para as Operações de Manutenção da Paz, Herve Ladsous, à região demonstra "o interesse da comunidade internacional em relação à questão do Sahara Ocidental," afirmou M’Hamed khaddad, coordenador saharaui junto da MINURSO.

"A visita do Sr. Ladsous é importante porque se realiza uns dias antes da apresentação do relatório do Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, sobre o processo de negociações entre a Frente Polisario e Marrocos e sobre os obstáculos que impedem a MINURSO de cumprir a sua missão como todas as missões de manutenção da paz das Nações Unidas no mundo", acrescentou.

As recentes visitas da delegação del RFK Center, do relator da ONU sobre a Tortura e da Comissão Africana de Direitos Humanos são a expressão de que "os temas de direitos humanos caminham na direção correta" afirmou Khaddad.

O Presidente da República e SG da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz, recebeu esta quinta-feira o secretário-geral adjunto da ONU para as Operações de Paz.

O Representante da ONU encontra-se de visita aos acampamentos saharauis para supervisionar no terreno os trabalhos que realiza a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental, (MINURSO).

"Durante a reunião, Mohamed Abdelaziz pediu que se permita à MINURSO cumprir plenamente com a sua missão e o seu mandato nos territórios saharauis ocupados no menor tempo possível".

O presidente da República saharaui referiu que a visita do secretário-geral adjunto da ONU para as Operações de Paz é a primeira deste tipo desde há muito tempo, tendo, através do seu interlocutor, convidado o SG da ONU, Ban Ki-moon, a visitar o Sahara Ocidental e os acampamentos de refugiados.

Hervé Ladsous, diplomata francês nascido em 1950, desempenha desde 02 de setembro de 2011 o cargo de Secretário-geral adjunto das Nações Unidas para as Operações de Paz.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário