quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Chefe das Operações de Paz da ONU visita o Sahara Ocidental


Hervé Ladsous
O Secretário-Geral Adjunto de Operações de Manutenção da Paz da ONU, Hervé Ladsous, chegou na quarta-feira ao Sahara Ocidental para monitorar o trabalho de campo realizado pela Missão das Nações Unidas nesse território (MINURSO).

Ladsous mostrou-se "encantado" com a sua viagem, a primeira de um Chefe de Operações de Paz ONU em 14 anos. "Quero encontrar-me com nossos observadores militares que, apesar das condições difíceis, estão fazendo um trabalho digno", disse, de acordo com um comunicado divulgado pela organização.

A primeira paragem deste périplo de três dias foi a cidade saharaui de El Aaiun, ainda que aquele responsável planeie visitar outras duas outras instalações da MINURSO no território. Hervé Ladsous deslocar-se-á depois à capital marroquina, Rabat, e aos campos de refugiados de Tindouf, na Argélia.

A MINURSO, atualmente dirigida pelo alemão Wolfgang Weisbrod-Weber, enviado especial da ONU para o Sahara Ocidental, foi criada em 1991 com a intenção de monitorar um cessar-fogo na ex-colónia espanhola e preparar um referendo de autodeterminação que, mais de duas décadas depois, ainda não se vislumbra.

Desde 1976 que as Nações Unidas desenvolvem esforços para resolver a situação do Sahara Ocidental, coincidindo com a confrontação entre Marrocos e a Frente Polisário, responsável pela autoproclamação da República Democrática Árabe Saharaui (RASD).

2012/10/10 (Europapress)

Sem comentários:

Enviar um comentário