terça-feira, 23 de outubro de 2012

Frente Polisario desmente qualquer apoio dos Saharauis aos movimentos jihadistas do Norte do Mali


Omar Mansour

O representante da Frente Polisario em Paris, Omar Mansour, desmentiu "categoricamente" as informações da imprensa francesa segundo as quais os Saharauis apoiariam os movimentos jihadistas do Norte do Mali.

"São rumores infundados, propagados por meios próximos de Marrocos, que lembram os divulgados durante a crise líbia, que visam criar a confusão e manchar a imagem de credibilidade que sempre caracterizou a Frente Polisário ", diz Omar Mansour em comunicado.

Mansour afirma que "a Frente Polisário sempre, ao longo de 39 anos, se distinguiu e pautou o seu comportamento como movimento de libertação nacional sério e preocupado com a igualdade, que luta pela independência Sahara Ocidental, num quadro de um processo de descolonização apoiado pela comunidade internacional desde 1965. "

Reiterando a posição da Frente Polisário e da RASD em relação à "integridade territorial e contra todas as formas de terrorismo e crime organizado, no Mali, país irmão", Omar reitera o apoio do seu país aos esforços internacionais para resolver a crise no Mali.

“Apoiamos os esforços da União Africana e das Nações Unidas para encontrar uma solução definitiva, que preserve a unidade do Mali e os interesses da verdadeira população de Azawad", afirmou o representante da Frente Polisario em França.

Para a Frente Polisário, acrescentou, o respeito pelas fronteiras herdadas da descolonização é um "princípio sagrado sem o qual o nosso continente pode mergulhar num conflito sem fim."

O porta-voz do Quai d'Orsay já havia negado a existência de ligações entre a Frente Polisario e os islamitas do Sahel. "Nós não temos conhecimento de tais ligações", declarou o porta-voz do MNE da França em resposta a uma pergunta de um jornalista sobre a suposta chegada de "centenas de sudaneses islamitas e saharauis" ao norte do Mali.
SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário