terça-feira, 23 de outubro de 2012

Forças de intervenção marroquinas reprimem manifestação pacífica em El Aaiún



Forças de repressão marroquinas intervieram 2ª feira na cidade El Aaiun para dispersar uma manifestação pacífica organizada por cidadãos saharauis frente à sede do Pacha marroquino (Governador).
Os cidadãos saharauis denunciavam a política de empobrecimento e miséria que atinge a população saharaui quando a cidade é, pelos seus recursos, considerada uma das mais ricas da região, sendo a sua riqueza pesqueira submetida a uma exploração indiscriminada por parte do ocupante. Os manifestantes gritaram palavras-de-ordem exigindo o termo da ocupação marroquina e reclamaram o direito do povo saharaui a exercer o seu direito à livre determinação.
As forças policiais e de segurança intervieram de pronto logo que os manifestantes gritaram pelos seus direitos. Na intervenção participaram também forças auxiliares que utilizaram pedras e bastões para reprimir os manifestantes. A brutal carga causou a lesão grave do jovem saharaui Mohamed Uld Al-al, com várias feridas na cabeça, e a detenção do jovem saharaui Hmida Abdulmutal-lab.
A administração marroquina fez deslocar de imediato várias unidades de forças policiais do distrito onde teve lugar a manifestação, isolando a zona do resto da cidade ocupada de El Aaiún.

Fonte: Rede de Informação Radio Maizirat

Sem comentários:

Enviar um comentário