quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ONU: Marrocos utiliza técnicas de tortura

O jurista argentino Juan Mendez, relator da ONU contra a Tortura
O relator especial da ONU contra a Tortura afirmou, na terça-feira, que Marrocos recorre a técnicas de tortura no seu próprio país e contra membros da oposição implicados no conflito do Sahara Ocidental.

O relator especial das Nações Unidas para a tortura, Juan Mendez, afirmou em declarações aos jornalistas que “há inúmeras provas da utilização excessiva da força.

"Sempre que há uma questão envolvendo a segurança nacional, há uma tendência para a utilização da tortura nos interrogatórios. É difícil dizer se isso é muito comum ou sistemático, mas sucede com frequência, pelo que o governo marroquino não a pode ignorar", frisou o responsável, citado pela agência noticiosa francesa AFP.

As afirmações de Juan Mendez, fruto dos dados recolhidos durante a visita, de uma semana, que efetuou a Marrocos e ao Sahara Ocidental em Setembro, surgem numa altura em que o Conselho de Segurança da ONU debate se a missão da ONU no Sahara Ocidental (MINURSO) deve dispor de um mandato para investigar violações de direitos humanos.

Juan Mendez, que se deslocou a Marrocos a convite do governo marroquino, país membro não permanente do Conselho de Segurança, afirmou ter constatado sinais de mudança, contudo, insuficientes.

"Marrocos desenvolveu uma cultura de respeito pelos direitos do Homem, o que constitui um bom ponto de partida com vista à eliminação da tortura num futuro próximo. No entanto, o país está ainda longe de poder afirmar que eliminou a tortura", frisou.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário