terça-feira, 23 de outubro de 2012

Adiado sine die o julgamento dos 24 saharauis presos de Gdeim Izik


O julgamento previsto para amanhã, 24 de outubro, no Tribunal Militar de Rabat, dos 24 saharauis que permanecem em prisão preventiva em Marrocos após a destruição pela força em 2010 do acampamento de Gdeim Izik (nas cercanias de El Aaiún), foi adiado sem data precisa.

Segundo explicou à agência Efe, Hassan Duihi, membro da Associação Saharaui de Vítimas dos Direitos Humanos (ASVDH), "o subprocurador entrou em contacto com um dos advogados para lhe dizer que o julgamento foi adiado para uma data indeterminada, porque há um novo processo que tem que analisar".

A maioria destes 24 saharauis (um deles está em liberdade sob fiança por motivos de saúde) foram presos em novembro de 2010, nos dias seguintes ao desmantelamento do acampamento de Gdeim Izik, no mais grave conflito no Sahara Ocidental registado nos últimos 20 anos, de que resultou a morte de 13 pessoas, 11 das quais eram da polícia marroquina.

Diferentes associações têm criticado o facto de os prisioneiros serem civis e, portanto, não poderem ser julgados por um tribunal militar porque constitui um atentado a todas as normas de um julgamento justo.

Em entrevista recente à Efe, o diretor de investigação da Human Rights Watch (HRW) no Norte da África, Eric Goldstein, considerou um "abuso" que o julgamento não tenha ainda tido lugar.

"Acho abusivo que estas pessoas tenham passado dois anos na prisão sem que o processo tenha ainda começado (...) é irracional", disse Goldstein, que observou que a lei marroquina obriga que a realização de um julgamento não exceda os 12 meses.

23-10-2012 / EFE

Nota: Os saharauis que se encontram desde há dois anos na Prisão de Salé (Marrocos) à espera de julgamento — à exceção de Mohamed Al Ayoubi que se encontra em liberdade provisória — são: Abdulahi Lakfawni; Abdullahi Toubali; Ahmed Sbai; Babait Mohamed Juna; Brahim Ismaïli; Cheikh Banga; Deich Eddaf (Daish Daf); El Ayoubi Mohamed (Mohamed Al Ayoubi); El Bachir Khadda; El Houssin Ezzaoui; Enaama Asfari; Hassan Dah; Laaroussi Abdeljalil; Machdoufi Ettaki (Taki Elmachdoufi); Mohamed Bani; Mohamed Bourial; Mohamed El Bachir Boutinguiza; Mohamed Embarek Lefkir; Mohamed Lamin Haddi; Mohamed Tahili; Sid Ahmed Lemjiyed; Sidi Abdallah B’hah; Sidi Abderahmane Zayou (Zayou Abdul Rahman)

Sem comentários:

Enviar um comentário