sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A TOTAL regressa ao Sahara Ocidental com contrato gigante de exploração petrolífera



Causou sensação no Conselho de Segurança quando o gigante petrolífero francês TOTAL assinou um acordo de prospeção e exploração na parte ocupada do Sahara Ocidental em 2001. Três anos mais tarde, a empresa retirava-se. Mas agora está de volta. 

Em julho de 2011, a Western Sahara Resource Watch publicou um artigo mostrando como a empresa nacional marroquina ONHYM (Office National des Hydrocarbures et des Mines) definiu três novos grandes blocos petrolíferos no sul do Sahara Ocidental, ao largo da costa.
Nenhuma empresa tinha, até então, assinado qualquer contrato de exploração nesses blocos, segundo referia a ONHYM.

Agora, no entanto, torna-se claro que a companhia francesa TOTAL assinou pelo conjunto dos três blocos, através de um contrato monstro de exploração de petróleo. O novo mapa publicado no website da ONHYM mostra que os três blocos do ano passado foram juntos num só bloco, cobrindo uma área incrível de 100.926,70 km². O nome do novo bloco é Anzarane Offshore, e é representado pela área rosa na imagem acima.

Nenhuma data de publicação ou de produção surge na carta, mas as propriedades do arquivo PDF mostram que ele data de 8 de março de 2012. Um resumo publicado nas páginas web da ONHYM, a 27 de fevereiro de 2012, revela que o acordo já foi assinado, outro diz que a assinatura teria ocorrido em 2011. O nome do bloco — e a participação da TOTAL na sua exploração — também aparece no ficheiro informático publicado pela Longreach Oil and Gas a 19 de março de 2012. O relatório da Longreach menciona que o bloco offshore da TOTAL foi assinado "recentemente". Só agora, no entanto, é que a localização exata do bloco Anzarane é clara. A WSRW não sabe quando é que o novo mapa foi descarregado no website da ONHYM.

Uma fonte aponta como 75% a participação da TOTAL no bloco Anzarane.

Christophe de Margerie - PDG do Grupo TOTAL

 A TOTAL retirou-se do seu acordo de reconhecimento de prospeção inicial em 2004, alegando falta de potencial da região. No entanto, de tempos a tempos, circularam rumores de que queria voltar. Agora, ela está de volta na mesma região onde estava, sendo a área bastante maior e mais importante do que aquela onde esteve em 2001-2004.

"O retorno da TOTAL ao Sahara Ocidental ocupado é uma notícia triste para o povo saharaui. Ao fazê-lo, a TOTAL compromete diretamente os esforços de paz da ONU e sabota o Direito internacional. Lançamos um apelo à empresa para que reconsidere de imediato o seu envolvimento ", afirma Erik Hagen, presidente da Western Sahara Resource Watch.

Erik Hagen disse que WSRW vai enviar o mais rápido possível uma solicitação direta à TOTAL sobre a exatidão da informação publicada nas páginas web da companhia nacional de petróleo de Marrocos. Nenhuma informação sobre o bloco Anzarane consta no website da TOTAL.

Quando a TOTAL — então TotalFinaElf — assinou uma licença para a mesma área, em 2001, o Conselho de Segurança pediu ao Gabinete Jurídico da ONU para produzir um parecer sobre a legalidade do acordo da empresa com Marrocos. O Gabinete Jurídico concluiu que seria uma violação do Direito internacional se uma prospeção e exploração prosseguissem em detrimento dos desejos e interesses do povo do território.

Fonte: Western Sahara Resource Watch

Sem comentários:

Enviar um comentário