sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ampliação do Centro UJSARIO 27 de Fevereiro, um impulso para a juventude saharaui


centro da União nacional da Juventude saharaui “27 de Fevereiro” necessita ser ampliado. Para mais informações, contributos e dádivas, por favor ponha-se em contacto com Luchaá Saleh (Responsável UJSARIO 27 de Fevereiro) para o email: ujsario27@gmail.com


 Nos acampamentos de refugiados saharauis, onde a monotonia e o aborrecimento só se quebram quando alguém põe a chaleira ao fogo para fazer um novo chá, cair na preguiça é um perigo que atinge cada vez mais os jovens. Com o objetivo de lutar contra isso e mobilizar a juventude, que representa o futuro de qualquer sociedade — seja livre ou não —, foi criada a UJSARIO, a União nacional da Juventude saharaui, uma organização que agrega todos os jovens saharauis que defendem o seu direito à autodeterminação e que os faz participar na construção do futuro Estado independente, tendo a formação como pilar essencial para o conseguir.

O centro da UJSARIO “27 de Fevereiro” foi construído em 2007 com a colaboração do coletivo Ezkharit de Madrid, com a intenção de se converter num lugar de encontro e trabalho dos jovens deste acampamento (que agora se designa Bojador). No centro organizam-se os mais diferentes cursos e encontros, e mobilizam-se os jovens para que participem ativamente nos projetos a nível nacional, como a Coluna dos Mil e a Intifada de Verão, além de potenciar o papel da jovem mulher e da infância.

Nestes 5 anos de funcionamento foi patente o interesse dos jovens em participar em atividades que os beneficiam tanto a eles, a nível formativo, como às suas família e à comunidade em geral, e aumenta o seu grau de satisfação e autoestima. Por este motivo a UJSARIO ampliou os seus objetivos, pretendendo melhor dotar de ferramentas a juventude para a consciencialização e difusão do conflito saharaui, formando a juventude saharaui em todas as vertentes que favoreçam a luta pela autodeterminação. Com esse objetivo definiu as seguintes atividades:

  • Favorecer o encontro e debate entre jovens como parte ativa e necessária para a solução do conflito
  • Facilitar o livre acesso à Internet
  • Fomentar a colaboração social com os coletivos saharauis mais desfavorecidos: menores, anciãos, incapacitados…
  • Consciencializar a juventude saharaui da importância da Formação para continuar a luta
  • Aprofundar a reflexão e estudo do conflito saharaui tanto a nível histórico, como político e social
  • Favorecer o conhecimento de línguas estrangeiras



Com este ambicioso programa, o centro da UJSARIO tornou-se pequeno e necessita expandir-se. Para acolher todas as atividades e poder oferecer, desta forma, uma alternativa à preguiça que aumenta ou que espreita os jovens saharauis dias após dias de refúgio e sem perspetivas, o centro prevê construir uma sala de debate, uma sala de aula de ensino de línguas estrangeiras, uma aula de formação, uma aula de informática, um armazém e um escritório.

O Centro precisa de todas as ajudas, seja de associações ou de particulares, para poder levar a cabo a ampliação das suas infraestruturas.

Para mais informações, contributos e dádivas, por favor ponha-se em contacto Luchaá Saleh (Responsável UJSARIO 27 de Fevereiro) para o email: ujsario27@gmail.com

Obrigado!

A equipa de Lilhayat



Sem comentários:

Enviar um comentário