sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Encontro histórico de músicos saharauis de toda a Espanha



Artistas saharauis reúnem-se na cidade de Vitoria para compartilhar ideias com a Sandblast  sobre o seu projeto Studio-Live, com vista ao desenvolvimento da música nos acampamentos de refugiados. A jornada constituirá um fórum de discussão sobre a música e a luta saharaui e culmina com um concerto aberto ao público

Mais de 30 músicos saharauis procedentes de toda a Espanha reúnem-se pela primeira vez este sábado em Vitoria, para participar na apresentação do projeto Studio-Live, uma iniciativa da organização britânica sem fins lucrativos Sandblast (http://www.sandblast-arts.org/)O projeto procura desenvolver uma indústria musical nos acampamentos de refugiados saharauis de Tindouf (Argélia), envolvendo os músicos no processo. Organizada em colaboração com a grande cantora Oum Raghia, e qualificada de histórica, a reunião contará com a presença de grandes figuras da música saharaui dos anos 70 e 80 e da nova geração exilada em Espanha.

Os debates-colóquio planificados pela organização de direitos humanos Sandblast terão como intervenientes alguns dos participantes saharauis como Oum Reghia, cuja canção 'El Sahara No Se Vende' mobilizou muitos saharauis, o guitarrista, cantor e autor Ali Mohamed Salem, o poeta Ali Salem Iselmu Pirri e o jovem rapper Yslem, que falarão das suas experiências e abordarão diferentes aspetos relacionados com a arte, a música e a resistência pacífica do povo saharaui.


Aziza Brahim, a grande revelação da nova geração 
de músicos saharauis, canta "La Tierra Derrama Lágrimas"

Como tema central do encontro, a discussão sobre as formas como os participantes podem envolver-se no Studio-Live. Este projeto, em que Sandblast está a trabalhar desde 2010 em colaboração com a organização Fairtunes (http://www.fairtunes.org/western-sahara-algeria.html), tem previsto apresentar-se oficialmente no acampamento de refugiados de Smara no próximo dia 28 de fevereiro, inserida na programação de atividades da 13ª edição da Saharamarathon.

No fim da jornada, os participantes deslocam-se para o teatro do Centro Cívico Aldabe de Vitoria para assistir a um concerto aberto ao público e organizado pelos próprios músicos saharauis. Oum Reghia, membro fundador do extinto grupo Shahid El Uali, preparou um repertório de novas canções juntamente com outros músicos, cantantes e bailarinas.

Mais informação: info@sandblast-arts.org
Técnico de Comunicação, Ángel Martínez: 647031051
Fonte: Poemario por un Sahara Libre

Sem comentários:

Enviar um comentário