quarta-feira, 22 de maio de 2013

Decisão do Conselho Nacional Saharaui : Repovoar e desenvolver os territórios libertados





Tifariti (territórios saharauis libertados), 21 maio 2013  - O Primeiro-Ministro saharaui, Abdelkader Taleb Omar, afirmou segunda-feira que a realização do Conselho Nacional Sahara na localidade libertada de Tifariti no âmbito das festividades comemorativas do 40.º aniversário do desencadeamento da luta armada" reveste uma dimensão particular".

A Frente Polisario levou a cabo uma política de reconstrução na localidade libertada de Tifariti que representa um terço dos territórios saharauis libertados, precisou o chefe do governo saharaui no discurso que proferiu.

Estes territórios eram campos de batalha após a ocupação marroquina ter destruído e saqueado as diferentes localidades, mas depois do cessar-fogo de 1991, a Frente Polisario trabalhou na reconstrução e repovoamento desses territórios libertados, sublinhou o responsável saharaui.

Referiu que infraestruturas de base, como escolas, hospitais e postos administrativos foram construídos no âmbito dessa política em Bir Lahlou, Tifariti, Mijek, Aghouinit, Mhiriz e Doukj.

Inúmeras infraestruturas sanitárias e educativas são asseguradas em todas as localidades onde os esforços prosseguem para concretizar novas infraestruturas, nomeadamente rodoviárias.



Através destas festividades comemorativas, o governo saharaui pretende dirigir uma forte mensagem ao mundo e ao inimigo dizendo que " estes territórios são libertados " e que "não se tratam de regiões tampões como pretende dar a entender o regime marroquino", afirmou o responsável saharaui.

Estes territórios "contam com cidadãos saharauis residentes, regiões militares e administração nacional saharaui que exerce a sua soberania em conformidade com as disposições do direito internacional", acrescentou.

Alguns saharauis que viviam sob a ocupação mudaram-se para esta parte libertada do Sahara Ocidental, afirmou, acrescentando que outros se encontram nos campos de refugiados ou na diáspora.

O repovoamento prosseguirá progressivamente até à libertação e o exercício da soberania sobre o conjunto dos territórios saharauis, sublinhou.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário