quarta-feira, 22 de maio de 2013

Grupos da Assembleia de Madrid comprometem-se a trabalhar juntos em busca de uma solução para o povo saharaui



Todos os grupos da Assembleia de Madrid participaram neste fim-de-semana na reunião do Intergrupo Paz e Liberdade para o Sahara, estrutura em que estão representados um grande número de parlamentos autonómicos de Espanha, onde foi apoiada uma declaração institucional em que se comprometem a trabalhar na procura de uma solução para o povo saharaui.

Segundo explicou o deputado da IU (Esquerda Unida) Mauricio Valiente nos corredores da Assembleia de Madrid, este sábado os intergrupos dos parlamentos regionais subscreveram uma declaração conjunta em que declaram o seu "compromisso" para encontrar "uma solução negociada no Sahara Ocidental",

"Aprovámos por unanimidade uma resolução que solicita o reconhecimento do estatuto diplomático da Frente Polisario como legítimo representante do povo saharaui em Espanha", referiu Mauricio Valiente, que sublinhou que outra das questões acordadas foi "exigir que a missão das Nações Unidas deslocada no Sahara assuma competências em matéria de direitos humanos ante as violações que se têm constatado".

Os representantes das diferentes regiões de Espanha aprovaram também o pedido de libertação dos presos políticos e de consciência; enviar grupos de observação para analisar o que seestá a passar e manter a cooperação para ajudar os saharauis dos campos de refugiados.

Ana Abella, do Partido Popular destacou o trabalho conjunto que estão levando a cabo os parlamentares da Assembleia para conseguir solucionar o problema deste povo e a socialista Julia Martínez referiu que a Câmara autonómica já aprovou uma declaração institucional neste mesmo sentido.

Por último, o deputado da UPyD Gabriel López contou  que há algumas semanas o intergrupo madrileno visitou um acampamento de refugiados em Tinduf (Argélia), onde puderam compartilhar as condições de vida dos saharauis. Tendo, na altura, se reunido com os ministros da Saúde e Cooperação e com o primeiro-ministro da República Árabe Saharaui Democrática.

Sem comentários:

Enviar um comentário