segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mariem Hassan en Portugal



 Durante três días, a cantora saharaui Mariem Hassan esteve em Portugal, para participar no Festival Islâmico de Mértola (sul do país), convidada pelo cantor Sebastião Antunes -líder do grupo “A Quadrilha”-, e com o apoio da AAPSO. Foram dias muito intensos, com Mariem Hassan divulgando a sonoridade da sua querida terra e pedindo a liberdade para a sua pátria ocupada.

No Festival de Mértola -apesar da sua atuação ter tido início cerca das 2 da madrugada- umas 800 pessoas, principalmente jovens, aguardaram ansiosamente aquela que seria uma grande apresentação, com uma enorme cumplicidade entre a cantora e o grupo de músicos portugueses, que ficaram encantados com o profissionalismo e simpatia de Mariem. Para Sebastião Antunes foi “¡Realizar um sonho cantar com a Diva do Deserto!”. Sebastião conheceu-a através de uma criança dos acampamentos que passava as férias de verão em Espanha.

No final do espetáculo –já perto das 4 da manhã-, o público pedia ainda mais canções e… Mariem Hassan e Sebastião tiveram que voltar ao palco!



Aproveitando a sua estadia em Portugal, depois da sua chegada e de um breve ensaio com os músicos portugueses, Mariem reuniu com membros da AAPSO, lendo um emotivo texto e respondendo a muitas perguntas.

Seguidamente, no bar “Marcelino Pão e Vinho”, em Lisboa, Mariem inaugurou a “Quinzena da Música Saharaui”, em que participaram dezenas de pessoas. No final e fora do previsto, a artista cantó “a capella”, cativando todos los presentes.

O dia seguinte foi dedicado também a entrevistas: Rádio Difusão Portuguesa, Antena 3, no Programa “Planeta 3″ e, mais tarde, à agencia noticiosa portuguesa LUSA; nessa âmbito, destacamos uma fantástica referencia à presença da cantora, na Rádio Televisão Portuguesa, no programa de grande audiência “5 para a meia-noite” onde foi igualmente abordada a questão do Sahara Ocidental.



De regresso de Mértola, Mariem e algumas dezenas de convidados jantaram na “Casa do Alentejo”. Presentes muitos amigos do Sahara Ocidental, alguns representantes do Corpo Diplomático e o representante da Frente Polisario em Portugal, e também amigos de outras associações que apoiam o Sahara.

Finalmente, para terminar a sua estadia em Portugal, Mariem Hassan e Sebastião cantaram e encantaram no bar “Adufe-Músicas do Mundo”, batendo o record de público nesta sala de Lisboa: cerca de 300 personas, dentro e fora do bar, assistiram a um espetáculo memorável com uma Mariem visivelmente emocionada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário