terça-feira, 28 de maio de 2013

Sahara Ocidental: o apoio "incondicional" da União Africana é um "grande sucesso" para o povo saharaui (Aminetu Haidar)

  


A militante saharaui dos direitos humanos Aminetu Haidar, qualificou hoje em Addis-Abeba (Etiópia) de "grande sucesso" o apoio « incondicional" dos países membros da União Africana (UA) ao direito do povo do Sahara Ocidental à autodeterminação.

"O apoio incondicional da UA à questão saharaui é um grande sucesso. Isso confirma de novo a justa causa do povo do Sahara Ocidental na sua luta pela independência", afirmou à agência APS Aminetu Haidar, convidada de honra das festividades do cinquentenário da OUA-UA, à margem das quais se realizou a 21.ª Cimeira da UA.

Os chefes de Estado e de Governo dos países membros da UA, reunidos em cimeira durante dois dias, aprovaram um relatório no qual exprimem o seu "apoio indefectível e incondicional à luta do povo do Sahara Ocidental pelo exercício do seu direito à autodeterminação".



"O apoio da UA poderá fazer avançar o processo de negociações entre a Frente Polisario e Marrocos para se chegar a uma solução política definitiva que ponha fim aos sofrimentos do povo saharaui", afirmou.

Aminetu Haidar referiu que os países africanos, através das suas "ações concretas" a favor do povo do Sahara Ocidental, podem contribuir para pressionar a comunidade internacional, a ONU e o Conselho de Segurança a "empenharem-se" para pôr fim a este conflito que já dura há mais de 38 anos.

 (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário