terça-feira, 28 de maio de 2013

Parlamento de Timor-Leste aprova moção que reafirma o apoio à causa saharaui




O Parlamento de Timor-Leste votou por unanimidade uma moção sobre o Sahara Ocidental em que reitera o apoio de Timor-Leste à causa saharaui.

A moção pede ao Governo de Timor-Leste para apoiar a causa saharaui nas instâncias internacionais, já que Timor-Leste é membro do Conselho de Direitos Humanos em Genebra.

O Parlamento timorense rende homenagem à Frente POLISARIO no seu 40.º aniversário da sua criação e do início da luta armada de libertação nacional.

A moção lamenta que o Conselho de Segurança não tenha aprovado a ampliação das competências da MINURSO para que pudesse abarcar o monitoramento e a proteção dos direitos humanos, um pedido feito pelo próprio Parlamento timorense na sua Recomendação N º 2/2011, aprovada a de março de 2011.

Nesse sentido, o Parlamento de Timor-Leste lamenta o facto de alguns membros do Conselho de Segurança terem submetido os valores fundamentais, como os direitos humanos, à "lógica dos interesses".

A moção apela aos Estados Unidos da América para que intervenha ante o Governo marroquino e os membros do Conselho de Segurança para pôr fim ao sofrimento do povo saharaui, e pelo estabelecimento de um mecanismo de observância e controlo de direitos humanos dentro dos mandatos da MINURSO.

O Parlamento expressa o seu total agradecimento ao apoio concedido pelo povo saharaui aos timorenses durante a sua luta de libertação, reafirmando uma vez mais a solidariedade e o apoio da República Democrática de Timor-Leste, à justa causa e ao direito inalienável do povo saharaui à autodeterminação.

A moção pede ao Reino de Marrocos, que não tem vínculos de soberania sobre o Sahara Ocidental, que respeite as resoluções pertinentes da UA e das Nações Unidas na organização de um referendo sobre a autodeterminação do Sahara Ocidental sob a supervisão do Secretário- Geral das Nações Unidas.

A moção insta o Reino de Marrocos a pôr fim a todas as formas de violações de direitos humanos, que cesse a perseguição aos cidadãos saharauis e liberte todos os presos políticos dos cárceres marroquinos.

A instituição timorense anunciou a criação de um comité de acompanhamento da luta do povo saharaui pela liberdade e a independência. O comité é constituído por todos os partidos políticos representados no Parlamento de Timor-Leste, principalmente a Comissão de Assuntos Exteriores.


(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário