sexta-feira, 28 de junho de 2013

RASD e África do Sul subscrevem acordos de cooperação

A ministra de NE da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane,
com o seu homólogo saharaui, Mohamed Salem Ould Salek

A RASD e a República Sul-africana, através dos seus respetivos ministros de Negócios Estrangeiros, Mohamed Salem Uld Salek e senhora Maite Nkoana-Mashabane,
firmaram na sede do Ministério de Negócios Estrangeiros da República da África do Sul, três importantes acordos de cooperação.

O primeiro refere-se à cooperação entre os dois países, o segundo à cooperação na área da juventude e desporto o terceiro sobre a eliminação de minas.

Estos memorandos de entendimento são um forte testemunho do desenvolvimento das relações entre os dois países, que compartilham laços históricos tecidos na luta contra o colonialismo e o apartheid.

A ministra sul-africana durante a cerimónia reiterou a firme posição de apoio do seu país à luta do povo saharaui pela liberdade e a soberania.

A chefe da diplomacia africana durante a conferência imprensa conjunta sublinhou a necessidade de pôr fim à ocupação marroquina e instou a comunidade internacional a intervir para deter a repressão brutal marroquina contra o povo saharaui e pôr fim ao saque das riquezas naturais da República Árabe Saharaui Democrática.




Acordo de desminagem

Recorde-se que o conflito armado entre Marrocos e a Frente Polisario deixou o Sahara Ocidental infestado com milhões de minas terrestres, bombas de fragmentação e restos de explosivos de guerra, espalhados ou colocados pelo exército marroquino. Nos anos oitenta o governo marroquino construiu um muro fortificado e densamente minado ao longo de 2720 km que divide o Sahara Ocidental e o seu povo em dois.

A empresa sul-africana Mechem, uma sociedade de referência mundial, começou a usar as suas máquinas e a formar pessoal local nas operações de desminagem humanitárias que vem fazendo a ONG Action on Violance Armed (AOAV) na parte oriental do muro.

Sem comentários:

Enviar um comentário