terça-feira, 2 de julho de 2013

Governo marroquino e a Frente Polisario reúnem-se em Genebra



Genebra, 2 jul (EFE).- Representantes da Frente Polisario, e dos governos de Marrocos, Argélia e Mauritânia reúnem hoje e amanhã na sede do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em Genebra, informou o organismo internacional.

A reunião insere-se no programa de Medidas de Consolidação de Confiança posto em execução em 2004 pelo ACNUR em colaboração com os governos de Marrocos, Argélia e Mauritânia, assim como a Frente Polisario.

É a quarta vez que tem lugar em Genebra uma reunião com estas características e que tem por objetivo avaliar as medidas de confiança.

O programa compreende especialmente o transporte e acompanhamento de saharauis desde os campos de Tindouf (Argélia) até El Aaiún (capital do Sahara Ocidental) para que as famílias separadas desde há 37 anos se possam reencontrar.

O projeto promove também seminários em que participam não só representantes políticos mas também cidadãos tanto de Tindouf como de El Aaiún, para consolidar relações.

Até ao momento realizaram-se três seminários que tiveram lugar em Portugal: o primeiro teve lugar na Madeira, o segundo nas ilhas dos Açores, e o último em fevereiro passado em Faro.

Segundo dados do ACNUR, mais de 15.000 pessoas visitaram os seus familiares nos acampamentos argelinos de Tindouf  e no território do Sahara Ocidental, enquanto 40.000 saharauis se encontram ainda em lista de espera.


Fonte: EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário