domingo, 16 de março de 2014

A Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) deve monitorizar os Direitos Humanos



Vídeo cedido por “Equipa Mediatica sobre a repressão que vive o povo saharaui no Sahara Ocidental ocupado por Marrocos.

Sabia que a MINURSO é a única das 15 missões de Paz da ONU que não tem atribuída a vigilância dos Direitos Humanos?


CAMPANHA: POR UMA MINURSO
COM COMPETÊNCIAS NA VIGILÂNCIA DOS DIREITOS HUMANOS

Envia uma carta ao Conselho de Segurança para que na Resolução que renovará o mandato da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) sejam incorporadas competências na vigilância dos direitos humanos.

Em finais de abril de 2014, tal como todos os anos, o Conselho de Segurança da ONU renovará o mandato da MINURSO (Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental). Trata-se da única missão de paz das Nações Unidas sem competências na vigilância dos direitos humanos, e por todos são conhecidos os abusos das autoridades marroquinas contra a população saharaui que vive nos territórios ocupados.

Foi lançada uma campanha unitária para conseguir que esta realidade seja alterada na próxima votação do Conselho de Segurança. O movimento solidário internacional deve dar seguimento a esta campanha e apoiar ao máximo a sua difusão.


SUBSCREVE e AJUDA A DIVULGAR

A sua carta-pedido chegará à:

Presidência do Conselho de Segurança da ONU em abril: Nigéria

Membros permanentes: China, França, Federação Russa, Reino Unido, EUA

Membros não permanentes: Argentina, Austrália, Chile, Jordânia, Lituânia, Luxemburgo, República da Coreia, Ruanda, Chade


Espanha, embora não seja membro do CS, será consultada por ser parte no conflito, na sua qualidade de potência administrante.

Sem comentários:

Enviar um comentário