domingo, 25 de janeiro de 2015

Marrocos : diminuição da ajuda militar norte-americana




A ajuda militar dos EUA a Marrocos está em quebra. Os EUA vão despender apenas 5 milhões de dólares de ajuda militar a Marrocos, durante o ano de 2015, afirmou o Departamento de Estado norte-americano. Este número está em nítida queda pelo quinto ano consecutivo.

Com efeito, segundo os dados estatísticos publicados pelo Departamento de Estado, o montante da assistência militar americana a Marrocos diminuiu de novo este ano. A ajuda estimada no ano passado foi de 7 milhões de dólares, devendo baixar para os 5 milhões de dólares este ano, ou seja um corte de 2 milhões de dólares. O que em matéria de ajuda militar aparentemente é quase nada. Mas é preciso sublinhar que esta tendência de quebra dura já há cinco anos, como mostram os números americanos sobre o financiamento militar ao estrangeiro.

Após um aumento importante para 9 milhões de dólares em 2010, contra 3,7 milhões em 2009, a ajuda militar americana a Marrocos não cessou de diminuir ano após ano. Em 2011, o montante baixou para 8,9 milhões de dólares. No ano seguinte (2012), ele foi amputado de 1 milhão de para se situar nos 8 milhões de dólares. A tendência vai-se manter nos dois anos seguintes: em 2013, a ajuda representa apenas 7,5 milhões de dólares, para baixar, no ano seguinte, para 7 milhões. Comparativamente a outros países da região, pode-se afirmar que Marrocos está longe de ter sido mimado.

Com efeito, a generosidade americana neste domínio foi muito mais consequente para certos países vizinhos. O primeiro, desde logo, o Egipto, viu a sua ajuda se manter nos 1,3 mil milhões de dólares. Este número manteve-se praticamente inalterado nos últimos cinco anos. Salvo em 2013 quando baixou para 1,2 mil milhões de dólares.

Comparativamente a 2014, a Tunísia deve receber mais 5 milhões de dólares de ajuda militar americana durante o ano de 2015. Ela passa assim de 20 para 25 milhões de dólares.
M. B.

Fonte : Diaspora Saharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário