quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ahmed Bukhari: “Estamos à beira de uma guerra no Sahara Ocidental”




O representante saharaui junto da ONU, Ahmed Bukhari, em entrevista à agência 'Meadle East Eye', advertiu hoje do perigo de que seja reatada a guerra no Sahara Ocidental se for posto fim à missão das Nações Unidas no território, conhecida pelas suas siglas em inglês, MINURSO.

Ahmed Bukhari alerta para o perigo do regresso às armas após a resposta vaga da comunidade internacional ante a expulsão do contingente civil da missão das Nações Unidas no Sahara Ocidental e as violações dos Direitos Humanos nos territorios ocupados. Poderá ser, de facto, o regresso ao conflito armado com Marrocos após vinte cinco anos de cessar-fogo firmado em 1991 entre Marrocos e a Frente Polisario.

"Esta semana, de facto, o Conselho de Segurança da ONU tem que tornar pública a sua decisão sobre se estende o mandato da sua missão (incluindo o pessoal expulso do Sahara) nessa região, (Missão das Nações Unidas para o Referendo do Sahara Ocidental, MINURSO) e em que condições", acrescente Bukhari.

"Por parte da Frente Polisario reclamamos com insistência o regresso do pessoal civil da Minurso e que a missão tenha competências para velar pelo cumprimento dos Direitos Humanos nos territórios do Sahara Ocidental ocupados por Marrocos".

"Marrocos está impondo a sua vontade a toda a comunidade internacional e a Minurso até agora está funcionando como um instrumento de legitimação desta situação".
Por último Bukhari disse ”não queremos dizer que vamos declarar a guerra amanhã, mas se esta situação se prolongar, será muito em breve", disse.
 

Fonte: El Confidencial Saharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário