terça-feira, 12 de abril de 2016

Ciudadanos pede que se possa realizar um referendo no Sahara Ocidental



Madrid, 11 abr (EFE).- Ciudadanos apresentou uma moção no Congresso [de Espanha] em que pede ao Governo em funções que promova todas as iniciativas políticas para alcançar "uma solução justa e definitiva" para o conflito do Sahara Ocidental mediante a realização de um referendo de autodeterminação.

C's considera que Espanha deveria aproveitar o seu lugar de membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para dar "um decidido apoio" ao atual enviado especial para o Sahara, Christopher Ross.


O partido laranja é de opinião que o Governo deve "reassumir a responsabilidade histórica" que tem com o povo saharaui trabalhando de forma ativa na UE e nos fóruns internacionais para conseguir a resolução do conflito.

A organização também pensa ser preciso reafirmar o reconhecimento da Frente Polisario como "legítimo" representante do povo saharaui, dando estatuto diplomático à delegação que esta organização tem em Espanha.

A moção pede ainda que o Governo inste as autoridades de Marrocos a que "cessem a perseguição aos saharauis que lutam contra a ocupação ilegal do Sahara Ocidental e que libertem os presos políticos saharauis".

Outro dos pontos do texto fala de apoiar o trabalho das organizações humanitárias da ONU para que possam atender à "lamentável" situação dos refugiados saharauis.

EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário