sábado, 16 de abril de 2016

Sahara Ocidental: MNE espanhol tem encontro informativo com os grupos parlamentares na sede do seu ministério




O ministro de Negócios Estrangeiros e Cooperação em funções, José Manuel García-Margallo, manteve esta quinta-feira um pequeno-almoço informativo com os porta-vozes das Relações Externas dos distintos grupos parlamentares, onde foram tratados distintos temas de âmbito internacional.

No encontro, que se prolongou por 45 minutos, foi abordada a posição que Espanha terá na próxima reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas na próxima semana em relação à situação do Sahara Ocidental. A reunião teve lugar no mesmo dia em que todos os grupos do Congresso de Deputados — exceto o grupo parlamentar do PP — aprovaram uma declaração em que pedem ao Governo em funções um papel mais ativo de apoio ao povo saharaui "nestes momentos de grande tensão" e de defesa do seu direito e um referendo de autodeterminação.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas tratará proximamente este assunto num momento de grande tensão entre Marrocos e o secretário-geral do organismo, Ban Ki-moon, que declarou durante uma visita no passado mês de março aos acampamentos de refugiados saharauis na Argélia que o Sahara estava “ocupado”.

Estas declarações levaram Marrocos a expulsar o pessoal civil da Missão da ONU para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO).

Durante a reunião o porta-voz de Relações Exteriores de Podemos, Pablo Bustinduy, reclamou a Margallo a defesa das “garantias” da Minurso para trabalhar na região e conseguir a “livre determinação” do povo saharaui, segundo informou Podemos num comunicado.

“É muito importante que ante o clima de instabilidade e a reação que teve Marrocos expulsando inclusive o pessoal civil das Nações Unidas, se reforce esse mandato da missão humanitária com a necessária supervisão do estado dos direitos humanos e que haja uma pressão internacional para acabar com a tensão que pode conduzir a uma desgraça e à instabilidade de uma região chave para o nosso país”, afirmou Bustinduy.

Fonte: Teinteresa.es Madrid



Sem comentários:

Enviar um comentário