quarta-feira, 11 de abril de 2018

Governo saharaui decreta 7 dias de luto nacional pelas vítimas saharauis do voo Argel-Tindouf





Chahid El Hafed (Acampamentos de Refugiados Saharauis), 11 de abril de 2018 (SPS)- Em reunião convocada com caráter de urgência, o Bureau do Secretariado Nacional da Frente Polisario decreta 7 dias de luto nacional pelos 30 cidadãos saharauis que se encontravam a bordo do avião que se despenhou esta manhã após levantar do aeroporto de Boufarik, na província argelina de Blida.

Dirigido pelo presidente da República e secretário-geral da Frente Polisario, Brahim Gali, o Bureau reuniu com caráter de urgência depois de se conhecer a notícia da queda do avião que cobria a rota Argel-Tindouf.
No comunicado oficial, o Bureau do SN da F. Polisario assinala que entre os passageiros havia 30 cidadãos civis saharauis, entre os quais pacientes que se encontravam em tratamento médico nos centros hospitalares argelinos.

O comunicado anuncia a criação de uma comissão nacional presidida pelo ministro do Interior saharaui e que integra o ministro da Saúde Pública, o embaixador da República Saharaui na Argélia, a Secretaria de Estado para a Segurança e Documentação e o Ministério da Justiça e Assuntos Religiosos, para acompanhar a situação das vítimas e tomar as decisões pertinentes relativas à tragédia.

No comunicado, o Bureau da Frente Polisario agradece a constante colaboração das autoridades argelinas e expressa as suas profundas condolências aos familiares das vítimas.

O avião IlYSHIN II-76 (das Forças Armadas da Argélia) despenhou-se esta manhã ao levantar voo do aeroporto militar de Boufarik. Até ao momento tinham sido contabilizadas 257 vítimas.


Sem comentários:

Enviar um comentário