quinta-feira, 28 de junho de 2018

Brahim Ghali recebe o enviado pessoal do secretário-geral das Nações Unidas





Chahid El Hafed, 26 de junho de 2018 (SPS) – O presidente da República Saharaui e secretário-geral da Frente Polisario, Brahim Ghali, recebeu na sede da Presidência da República o enviado pessoal do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, Horst Köhler, o qual realiza um périplo pela região para relançar o processo de negociações entre as duas partes do conflito, a Frente Polisario e Marrocos.

Após a reunião Köhler fez uma declaração aos meios de comunicação, em que referiu que havia mantido conversações muito positivas com o secretário-geral da Frente Polisario e com a equipa negociadora, que lhe permitiram aprofundar mais ainda as múltiplas dificuldades relacionadas com a questão saharaui.

O enviado da ONU revelou também que o secretário-geral da Frente Polisario lhe havia expressado o desejo de que a ONU cumpra os seus compromissos e trabalhe para que sejam implementadas as resoluções do Conselho de Segurança a fim de que seja encontrada uma solução para o problema.

Köhler também referiu que a ideia de reduzir o mandato do Minurso "gerará uma dinâmica e um modo de pensar com um novo espírito, que poderá levar, após novas negociações, a uma solução aceite por ambas as partes e que favoreça o processo de desenvolvimento". da região do norte da África no seu conjunto".

Köhler chegou esta segunda-feira à sede administrativa da Frente Polisario despois de ter visitado Argel e Nouakchott, seguindo as recomendações da resolução da ONU (2414) que considera os países vizinhos, Argélia e Mauritânia como observadores.

Köhler visitará também Marrocos e os territórios ocupados do Sahara Ocidental, em aplicação da resolução da ONU aprovada a 17 de abril pelo Conselho de Segurança da ONU, que pede às partes em conflito (Marrocos e Frente Polisario) o reatamento das negociações diretas “sem condições prévias e de boa fé”


Sem comentários:

Enviar um comentário