quinta-feira, 28 de junho de 2018

Enviado Pessoal do SG da ONU chega aos territórios ocupados





O enviado do secretário-general da ONU para o Sahara Ocidental, o alemão Horst Köhler, chegou a El Aaiún no início da sua primeira deslocação aos territórios ocupados do Sahara Ocidental, viagem que as autoridades marroquinas proibiram ao seu antecessor, o embaixador norte-americano Christopher Ross, no termo do seu mandato.

Não é conhecido, até ao momento, o programa de Köhler, o qual durante a sua visita se deverá deslocar às cidades de El Aaiún, Dakhla e Smara para se avistar com a parte saharaui.

Segundo noticia a publicação online Confidencial Saharaui, antes da chegada do enviado de António Guterres, a tensão que se vivia na capital do Sahara Ocidental ocupado era muito elevada. O exército marroquino deslocou várias das suas unidades para a capital e o aparelho repressivo estava completamente mobilizado, com polícia, uniformizada e à paisana, forças auxiliares e ambulâncias por toda a cidade. A polícia realizava controlos em todas as estradas e vigiava as residências dos mais destacados ativistas saharauis.

As forças de repressão em El Aaiún mobilizaram-se para fazer frente a qualquer tipo de tipo de protesto durante a visita de Köhler, tendo nomeadamente cercado os bairros populares onde a contestação é mais intensa.

Três mulheres jornalistas saharauis foram detidas arbitrariamente, agredidas e despojadas do seu equipamento de trabalho por parte de efetivos da polícia marroquina na avenida de Smara, informou hoje a Equipe Media.

Sem comentários:

Enviar um comentário