quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Apoio unânime do Conselho de Segurança ao enviado da ONU para o Sahara Ocidental




Nova Iorque (EUA), 29 janeiro 2019. -(El Confidencial Saharaui) - Por Lehbib Abdelhay/ECS - O Conselho de Segurança das Nações Unidas expressou hoje seu apoio ao trabalho do enviado pessoal do Secretário Geral da ONU para o Sahara Ocidental, o ex-presidente alemão Horst Köhler, para relançar o processo de conversações diplomáticas formais entre a Frente Polisário e o Marrocos, segundo disse à imprensa o embaixador permanente da França na ONU, François Delattre.

O diplomata francês disse à imprensa depois do briefing de Köhler que "os membros do Conselho de Segurança expressaram o seu "máximo" apoio aos esforços do Enviado Pessoal, considerando que o seu último encontro com as partes em Genebra constitui um grande avanço no processo político para a solução. O emissário da ONU, por sua vez, observou durante a sua intervenção que a solução é possível e que a segunda mesa redonda está marcada para o próximo mês de março na Suíça, de acordo com fontes oficiais da ONU.
Na mesma linha, o embaixador sul-africano pediu aos 15 membros do Conselho de Segurança a libertação dos presos políticos saharauis nas prisões marroquinas como medida, entre outras, para criar confiança entre as partes. O diplomata sul-africano mencionou também a "desminagem" do território e a grande atenção necessária à ajuda humanitária aos refugiados saharauis.
O representante da Frente Polisario para as Nações Unidas, Sidi Mohamed Omar, por seu turno, afirmou em comunicado que a Frente Polisario pediu ao Conselho de Segurança "ações concretas" para a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental e pede aos países da União Europeia para reconsiderarem a sua abordagem a esta questão e apoiarem o processo de paz das Nações Unidas no Sahara Ocidental, utilizando o comércio como um incentivo positivo para um acordo de paz justo e duradouro.



Sem comentários:

Enviar um comentário