domingo, 9 de fevereiro de 2020

PRESIDENTE CYRIL RAMAPHOSA ASSUME PRESIDÊNCIA DA UA 2020 E REAFIRMA SOLIDARIEDADE COM O POVO DE SAHARA OCIDENTAL



Domingo, 9 de Fevereiro de 2020 PUSL - Dirigindo-se aos participantes da cimeira da União Africana que decorre em Adis Abeba na tarde de domingo, o presidente da África do Sul, Cyril ARamaphosa prometeu solidariedade com o povo da Palestina e do Sahara Ocidental.


O presidente da União Africana prestou homenagem ao ex-presidente Thabo Mbeki, que foi presidente da UA em 2002 e fundou a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD).
“Também devemos lidar com as ações de outros países fora do nosso continente que estão a travar guerras por procuração e alimentando os conflitos em andamento”, disse Ramaphosa.
“O princípio de encontrar soluções africanas para os problemas africanos deve ser o nosso tema base na abordagem de todos os conflitos no nosso continente, enquanto trabalhamos dentro das estruturas da UA e das Nações Unidas”, acrescentou.
Ramaphosa disse que a África do Sul irá organizar uma cimeira extraordinária com o lema “silenciar as armas” em maio. Ele também reiterou inequivocamente a solidariedade da união com o Sahara Ocidental e a Palestina.
“Hoje reafirmamos o nosso apoio inabalável e solidariedade com o povo palestino na sua legítima busca por um Estado independente e soberano, bem como o direito do povo do Sahara Ocidental à autodeterminação. Devemos garantir que a nossa independência e liberdade como povos deste continente sejam universais ”, afirmou.
Ramaphosa disse que até que todos os africanos sejam livres, ninguém é livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário