segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

SG da ONU vai nomear Miroslav Lajcak seu novo Enviado Pessoal para o Sahara Ocidental – afirma publicação saharaui



O SG da ONU vai nomear Miroslav Lajcak seu novo Enviado Pessoal para o Sahara Ocidental – afirma publicação saharaui

Segundo noticia o Confidencial Saharaui, o actual ministro das Relações Exteriores da Eslováquia e ex-presidente da Assembleia Geral de Nações Unidas, Miroslav Lajcak, será o novo Enviado Pessoal do Secretário Geral da ONU para o Sahara Ocidental.

Diz a publicação saharaui:
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vai nomear Miroslav Lajcak como novo enviado pessoal para Sahara Ocidental, depois do seu antecessor, o alemão, Horst Kohler, se ter demitido em Maio passado após quase dois anos de mediação, confirmou Guterres em carta remetida aos membros do Conselho de Segurança da ONU.(...)
A ONU todavia não confirmou ainda a notícia.
Apesar dos reiterados pedidos da República Saharaui na necessidade de ser nomeado um novo representante para o Sahara Ocidental por parte da ONU, a organização não se havia pronunciado até ao momento o que motivou o enfado da Frente Polisario que manifestou claramente que já não confia nas Nações Unidas.
Ontem, domingo 09 de fevereiro de 2020 o Secretário Geral das Nações Unidas pediu para se reunir com 0 Presidente da República Saharaui e a delegação que o acompanha à Cimeira da União Africana que se realiza em Adis Abeba (Etiópia). Na reunião o Presidente da República Saharaui, Brahim Gali, manifestou a sua deceção e a do povo Saharaui com as Nações Unidas e a sua missão no Sahara (MINURSO) a António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas, o qual, por seu turno,afirmou que os esforços da organização visam encontrar uma solução pacífica para o conflito tendo Guterres informado nessa reunião que a ONU nomeará um novo enviado para o Sahara Ocidental o mais rápido possível.
Hoje é anunciado pela ONU que o novo enviado especial do SG das Nações Unidas para o Sahara Ocidental será Miroslav Lajcak.
Quem é Miroslav Lajcak? - é um político, diplomata e atual ministro de Relações Exteriores da Eslováquia. Pertenceu ao Partido Comunista da Checoslovaco entre 1989 e 1992. Foi presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas para a 72ª sessão de setembro de 2017 a 2018. Também ocupou altos cargos diplomáticos na ex-Jugoslávia e foi nomeado Alto representante da Bósnia e Herzegovina.
A imprensa eslovaca qualifica-o como um homem com muito caráter e poder diplomático. A partir de hoje, ele ficará encarregado de encontrar uma solução pacífica para o conflito no Sahara Ocidental, lembrando que todos os enviados que ocuparam essa posição acabaram se demitindo por causa da recusa do Reino de Marrocos de fazer parte de uma solução real e tangível que ponha fim ao conflito e ao sofrimento do povo saharaui.

Sem comentários:

Enviar um comentário