terça-feira, 17 de novembro de 2020

Brahim Gali: “O regime marroquino impôs-nos a guerra e pagará um alto preço por isso”


No encontro com a imprensa durante uma visita à Escola Militar de Quadros esta manhã, o Presidente da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) e Secretário-Geral da Frente Polisário, Brahim Gali, afirmou que “o regime marroquino impôs-nos a guerra e vai pagar uma alto preço por isso ”.

“Estamos em guerra e vamos continuar lutando até a vitória. Não queremos derramar sangue, mas o regime expansionista marroquino obrigou-nos a entrar em guerra pela segunda vez em 45 anos ”, afirmou Brahim Gali.

O presidente da RASD atribui a guerra ao facto de “o regime marroquino se basear no expansionismo e na violação da legalidade internacional, pelo que pagará um alto preço”.

“A moral do soldado saharaui está muito elevada, uma vez que sentiu a humilhação, pela segunda vez, do vizinho marroquino, bem como o desprezo da comunidade internacional”, declarou o dirigente saharaui.

Quanto aos motivos do confronto, Brahim Gali sublinhou que “a guerra foi declarada pelo Marrocos com a violação do acordo de cessar-fogo e de todos os acordos assinados entre as duas partes no conflito sob os auspícios das Nações Unidas”.

“A construção de um muro adicional nos Territórios Libertados é um anúncio de guerra, independentemente do que diga, e a comunidade internacional sabe disso”, especificou o líder saharaui.

Questionado sobre a posição das Nações Unidas, Brahim Gali reiterou que “se esperava uma firme condenação da Organização (a Marrocos) pelos graves atos cometidos e por ser o ator que ateou as chamas da guerra na região”.

Por último, o presidente saharaui elogiou a posição da Argélia e do seu povo quanto ao forte apoio à causa saharaui.

Fonte: El Portal Diplomatico

Sem comentários:

Enviar um comentário