sábado, 28 de novembro de 2020

Canal francês TV5 Monde desmonta propaganda marroquina sobre o conflito do Sahara Ocidental

https://bit.ly/3o8SCSz

Num programa de investigação, o canal de televisão francês TV5 Monde desmontou a propaganda do regime marroquino sobre a evolução dos acontecimentos no conflito do Sahara Ocidental, cujo objectivo é manipular a opinião pública interna, bem como a internacional.

O canal francês TV5 Monde revela que as publicações partilhadas nas redes sociais marroquinas utilizam imagens e vídeos antigos, amplamente partilhados em Marrocos, nos quais têm sido apresentados como a realidade da guerra do Sahara Ocidental.

O canal da TV francesa conclui que ambas as peças audiovisuais, que o regime marroquino disse serem soldados da Frente Polisario, “são imagens de confrontos armados entre a Índia e o Paquistão, e da fuga de garimpeiros no deserto da Argélia, quando foram surpreendidos por um helicóptero das Forças Armadas da Argélia ”, afirma a TV5 Monde.

O canal francês TV5 Monde convidou a investigadora sobre o mundo árabe, Jadiga Mouhsin, a qual afirmou que "a guerra se desencadeou no Sahara Ocidental, devido à intervenção armada do exército marroquino contra civis saharauis na zona de Guerguerat" .

O canal destaca que o Marrocos está numa guerra pela narrativa, o que torna frequente o uso de imagens falsas e descontextualizadas.

Por outro lado, o regime marroquino, para reforçar a sua versão dos acontecimentos, enviou a sua classe política à brecha ilegal de Guerguerat, para tentar transmitir à sua opinião interna uma imagem de normalidade.

A visita de políticos marroquinos visa também desviar a atenção dos marroquinos do assédio do Exército de Libertação do Povo Saharaui contra as forças marroquinas ao longo dos 2.700 quilómetros, a extensão do muro da vergonha.

Recorde-se que o regime marroquino impede a entrada das principais agências de notícias na zona, como aconteceu com a agência EFE, cujo pessoal foi expulso da zona, para evitar que saiam diferentes versões.

A este respeito, outro meio francês, a Agence France Press (AFP), desmoronou o núcleo em que se baseia a propaganda mediática marroquina em relação à guerra do Sahara Ocidental. A agência noticiosa francesa revelou que “com a tensão que existe no Sahara Ocidental, apareceram nas redes sociais fotos de 50 caixões, os quais Marrocos afirma serem de soldados da Frente Polisario assassinados pelas forças armadas marroquinas nos dias de confrontos ”. Ora as imagens referem-se ao funeral dos saharauis que morreram no desastre aéreo ocorrido em abril de 2018, num voo que ligava Argel, Bechar, Tindouf, na Argélia, no qual faleceram 257 pessoas, na sua maioria argelinos, mas também saharauis.

Fonte: El Portal Diplomático

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário