sábado, 28 de novembro de 2020

Sondagem revela esmagador apoio do povo espanhol ao Sahara Occidental após a guerra ter sido reiniciada contra Marrocos

 


“Face ao conflito entre o Sahara Ocidental e o Reino de Marrocos, o que deve fazer a Espanha?” - a pergunta foi colocada a uma amostra representativa do povo espanhol pelo portal especializado em sondagens electomania.es, respondendo uma grande maioria - 65% dos entrevistados - que a Espanha deve "Defender os interesses do Sahara Ocidental", como indica literalmente o portal.

O Sahara Ocidental, (antigo Sahara Espanhol) e o seu povo continuam a estar no coração da esmagadora maioria dos cidadãos de Espanha, muito embora os seus dirigentes políticos persistam em ignorar esse sentimento e essa ligação e... prefiram ‘assobiar’ para o lado!




Espanha é totalmente responsável pela situação que se vive no Sahara Ocidental e que ela própria criou quando, em 1975, através dos ilegais Acordos Tripartidos de Madrid “abençoou” a invasão militar da sua até então colónia e a sua repartição pelos países vizinhos, Marrocos e Mauritânia. Nunca na história do colonialismo em África se viu tal coisa.

A sondagem realizada pela electomania.es revela que há um claro consenso entre os cidadãos espanhóis sobre a necessidade de o Estado assumir essa responsabilidade histórica que a Espanha tem sobre o Sahara Ocidental. A pesquisa também revela a correspondência entre respondentes ao inquérito e a sua simpatia partidária, constatando que o consenso é ainda maior, já que eleitores de quase todos os partidos políticos em Espanha - seja nacional ou autónomica - , é de opinião que o Governo e as suas instituições devem defender os interesses do Sahara Ocidental e, consequentemente, o direito do povo saharaui ao seu próprio Estado livre e independente.

Fonte: Ecsaharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário