quinta-feira, 26 de novembro de 2020

O conflito do Sahara se “descongela”. Como sempre, a primeira vítima foi a verdade

 

Ana Camacho - "Espacioseuropeos" 15-11-2020 - Adverti há anos o ex-secretário das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, que a falta de ineficácia da ONU no cumprimento da sua missão no Sahara Ocidental acabaria por esgotar a paciência dos saharauis e quebrar essa falsa paz decorrente dos chamados conflitos "congelados". Ninguém fez caso porque, entre outras coisas, vários membros do Conselho de Segurança tinham interesse em favorecer Marrocos e que a ONU não organizasse o referendo de autodeterminação a que, segundo as resoluções das Nações Unidas, povo saharaui tem direito .

“Conflito congelado” é um termo amplamente usado no jargão geopolítico para aqueles problemas que não são resolvidos, mas não geram campos de batalha e que a comunidade internacional coloca de lado para resolver outras questões mais urgentes onde o sangue flui. Nos últimos vinte anos, tem sido utilizado, por exemplo, para resumir a situação da descolonização pendente da antiga província espanhola localizada a apenas 100 quilómetros das Ilhas Canárias. Muitos pensaram que os compromissos que sustentaram o congelamento não iriam mudar, a começar pelo próprio Governo marroquino, que conseguiu impedir com êxito a ONU de implementar o seu plano de paz para o Sahara (que Marrocos aprovou) sem nunca ter sido condenado por isso. Até que a intervenção marroquina em Guerguerat contra um protesto de civis saharauis tenha operado o degelo em menos de 24 horas e forçado a diplomacia internacional a avançar desenfreadamente para evitar os seus efeitos desastrosos naquela região da África Ocidental, já de si sim, bastante martirizada por vários focos de violência.

São várias as evidências de que a reação da Frente Polisario à ação militar marroquina, desta vez, vai além das advertências verbais com as quais, durante semanas, advertiu que a ONU brincava com fogo ao não cumprir os seus compromissos e pôr fim às intervenções marroquinas em Guerguerat. Estamos a falar de uma zona desmilitarizada por acordo de Marrocos e da Frente Polisário e onde não deveriam entrar tropas nem construídos postos alfandegários, como o fizeram as autoridades marroquinas para tornar visível a anexação de um novo pedaço da colónia espanhola que eles não controlavam antes da implementação do cessar-fogo em 1991. Um primeiro indicador de que até Marrocos percebeu a mudança é que, como costuma ser o caso em qualquer conflito armado, esse lema em vigor desde a eclosão da Primeira Guerra já está sendo cumprido; e que marcou o início da era da desinformação maciça, muito antes de a Internet existir: assim que a guerra estoura, a primeira vítima do tiroteio é a verdade.

Um bom exemplo disso são as informações com as quais a agência oficial de notícias marroquina (MAP) está escondendo a verdade da sua opinião pública e, de permeio, dando ideias a possíveis aliados para contribuir com o barulho da verdade distorcida e incompleta, chave para o sucesso dos movimentos diplomáticos em favor de seus interesses. As numerosas manchetes que tentam justificar a intervenção marroquina contra os participantes no protesto através de representantes e supostos ativistas saharauis que procuram dar a ideia de que a maioria da população saharaui dos territórios ocupados por Marrocos apoia a intervenção das forças armadas e rejeita as propostas da Frente Polisario, descrevendo-as com o termo depreciativo e erróneo de "ideologias obsoletas".

É o caso de um suposto ativista de direitos humanos que declara que “a decisão de Marrocos de atuar em Guerguerat é uma consagração da paz e da segurança na região” ou a manchete que afirma que “O Conselho Regional Dakhla-Rio de Oro aplaude a decisão de Marrocos de agir em Guerguerat ”. Em ambos, esconde-se que o protesto civil pretendia chamar a atenção da ONU e exigir algo tão pouco “ideológico” como o plano de paz, eliminando o posto alfandegário e organizando o referendo de autodeterminação.

Já comentámos aqui essa tendência da monarquia alauita de mentir para a sua opinião pública. Nem é segredo que no Sahara Ocidental ocupado não há liberdade de opinião necessária para dizer o contrário do que estas manchetes expressam. Mas é surpreendente que, 45 anos após a suposta Marcha Verde realizada por milhares de civis marroquinos para "recuperar" (como disse então o Rei Hassan II) "pacificamente" o território saharaui, o seu filho e actual rei Mohamed VI continuem a esconder a verdade da situação ilegal que mantém a presença marroquina no Sahara, de acordo com o direito.

Nesta e noutras informações da MAP, parte-se do princípio de que o Sahara faz parte de Marrocos e que a Frente Polisario (que para a ONU e a União Africana é um movimento de libertação) é para Rabat um “terrorista” e “movimento separatista”, encorajado e armado pela obsessão da vizinha Argélia em acabar com sua grandeza imperial. É cuidadosamente escondido dos cidadãos marroquinos que o Sahara continua a ser um Território Não Autónomo para a ONU (descolonização pendente, isto é, uma colónia). Mudar para a versão do direito internacional forçá-los-ia a reconhecer que o rei Hassan II lhes mentiu descaradamente em 1975, quando lhes garantiu que o Tribunal Internacional de Haia havia reconhecido a "marroquinidade" do território e que o problema da legalização da sua anexação por meio do facto consumado, foi resolvido pelos acordos de Madrid assinados em 14 de novembro de 1975 com o último governo do ditador Francisco Franco.

A versão de Rabat torna mesmo um crime cruzar a linha vermelha que separa este atropelamento manifesto da verdade certificada pelas resoluções da ONU e a própria presença dos capacetes azuis da MINURSO, a Missão da ONU para o Referendo no Sahara Ocidental: os acordos de Madrid nunca foram válidos porque eram contrários à lei, entre outras coisas porque a TIJ reconheceu que o Sahara nunca fez parte do Marrocos e que a descolonização da colónia espanhola devia ser feita com a organização de uma consulta marcada pelo Resoluções da ONU desde os anos sessenta. Como a mentira chama a mentira, não nos devemos surpreender que, na versão fantasiosa típica de um regime sem respeito pelos direitos humanos dos seus próprios cidadãos, a presença dos capacetes azuis nada tenha a ver com a organização desta consulta, a que alude o R da sigla MINURSO, mas com a manutenção da paz face aos planos malignos do “inimigo” argelino.


O desafio marroquino de justificar uma agressão

Como em qualquer propaganda falsa, há um elemento interessante a ter em conta na versão marroquina: o aberto reconhecimento por Rabat de que as suas forças armadas foram as primeiras a violar o cessar-fogo pegando em armas para acabar com um protesto de civis. O grande desafio de Rabat agora é mostrar aos seus cidadãos que a comunidade internacional aplaude sua intervenção em Guerguerat. Diante dos fóruns internacionais, não tem escolha a não ser tentar justificar a ação de seu exército garantindo que foi forçado a tomar a iniciativa em defesa da paz e da "integridade nacional".

Vejamos agora como reage o Governo do PSOE e Podemos de Pedro Sánchez e Pablo Iglesias que, apesar de seu entusiasmo pelo direito internacional, ainda não declaram oficialmente nulos os acordos de Madrid e, assim, negando a doutrina da ONU que indica o Sahara como território não autónomo e Espanha como potência administrante. Se o tivesse feito, Pedro Sánchez não teria proferido em setembro passado nas Nações Unidas o triste discurso perante a Assembleia Geral da ONU, que despertou a alegria dos invasores marroquinos e a indignação saharaui ao exigir uma “solução política justa, durável e mutuamente aceitável” para o problema. O cuidado com que evitou qualquer alusão ao direito à autodeterminação da colónia espanhola favoreceu, sem dúvida, o "descongelamento".

Pedro Sánchez certamente fez uma jogada errada, com a crença generalizada de que a paciência saharaui face à injustiça não iria acabar. O que surpreende é que com essa postura a avalanche de barcos com milhares de emigrantes com que o rei Mohamed VI tem inundado as Ilhas Canárias nas últimas semanas para obrigar o Governo da Espanha a ser seu cúmplice não abrandou. Pedro Sánchez e Pablo Iglesias terão seus motivos. Mas e agora? Eles vão permitir que a Espanha se torne culpada de um novo derramamento de sangue às portas de sua casa?

Fonte: Ana Camacho (*) - En arenas movedizas.

Nota: Este texto foi publicado no blog da autora no dia 15/11, dois dias depois dos acontecimentos em Guergerat e a violação do cessar-fogo por parte de Marrocos.

 (*) Ana Camacho, é jornalista independente e professora de Relações Internacionais na Universidade Francisco de Vitoria. Entre 1983 e 2010 foi jornalista na Editoria Internacional do "El Pais".

Sem comentários:

Enviar um comentário