terça-feira, 17 de novembro de 2020

Partido Nacionalista Basco condena o ataque marroquino a Guerguerat e apoia o povo saharaui


O Partido Nacionalista Basco, através do seu Comité Executivo (Euskadi Buru Batzar) reafirma o seu apoio à luta do povo saharaui e sublinha a atuação “frágil” por parte da MINURSO na procura de uma solução justa para o conflito.

 O Comité Executivo do PNV (Euskadi Buru Batzar) distribuiu um comunicado onde:

1. Denuncia a transgressão das resoluções das Nações Unidas, com a quebra do cessar-fogo acordado por ambas as partes, e exprime a sua solidariedade para com o povo saharaui na luta pacífica pelo seu direito à existência.

2. Apela à retirada das tropas marroquinas da faixa de Guerguerat, restaurando a área à situação anterior ao ataque de 13 de novembro.

3. Convida os contendores a conterem as suas incursões armadas para evitar o derramamento de sangue e evitar e o aumento da tensão na região potencialmente conflituosa.

4. Exige das Nações Unidas a determinação na implementação das suas resoluções e a perseverança para encontrar uma solução negociada, com base na vontade expressa pelo povo saharaui.

5. Requer a visão da comunidade internacional e o compromisso de fortalecer as organizações multilaterais como a ONU para que a proteção e a validade dos princípios democráticos prevaleçam sobre a força dos poderosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário