domingo, 6 de dezembro de 2020

Cimeira da União Africana (UA): Presidente da África do Sul expressa profunda preocupação pela situação atual no Sahara Ocidental e exige a autodeterminação do povo saharaui para sair do problema

 

Cyril Ramaphosa

 O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, na sua intervenção durante os trabalhos da 13ª Sessão Extraordinária da União Africana, expressou a sua profunda preocupação pela situação atual (...) no Sahara Ocidental; "Uma situação que exige que façamos todos os esforços para facilitar a realização da autodeterminação do Povo do Sahara Ocidental", disse Ramaphosa na sua declaração aos 55 Estados membros da UA.

Os Chefes de Estado e de Governo dos 55 países membros da União Africana, incluindo a RASD, reuniram-se ontem, sábado, 5 de dezembro de 2020, por videoconferência, para a 13ª Cimeira Extraordinária dedicada à Zona de Comércio Livre Continental Africano (ZLECAF) e o silêncio das Armas no continente.

Esta sessão extraordinária, que dura dois dias, analisará e aprovará o lançamento oficial do início do comércio sob a Área de Livre Comércio Continental Africano em 1 de janeiro de 2021.

Inicialmente agendado para julho de 2020, o lançamento oficial do ZLECAF, que foi adiado até 1 de janeiro de 2021 devido à pandemia COVID-19, marca um passo importante no avanço da integração económica africana. A ZLECAF, que representa, segundo a Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), um mercado potencial de 1,2 mil milhões de consumidores hoje e cerca de 2,5 mil milhões em 2050, constitui um espaço comercial de grande importância para o mundo.

Fonte: Ecsaharaui

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário