domingo, 6 de dezembro de 2020

A Suécia não reconhece a soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental


Estocolmo, 06 Dez 2020 (SPS) - A ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, confirmou ontem que o seu país nunca reconheceu as alegações ou reivindicações de Marrocos no Sahara Ocidental de acordo com a leitura jurídica da ONU sobre o conflito.

Em resposta a uma pergunta de uma deputada, Linde reiterou os esforços feitos pela Suécia para encontrar uma solução justa e duradoura para o conflito, que garanta o direito do povo saraui à autodeterminação de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança.

Acrescentando: '' Acredito que haja urgência na nomeação de um novo enviado pessoal do SG da ONU o mais rápido possível, a fim de relançar a operação política e os últimos desenvolvimentos comprovam essa necessidade ' '.

Sobre a situação em El Guerguerat, a ministra destacou que é mais do que necessário envidar mais esforços para manter o cessar-fogo. E insistir que a única saída para pôr fim a esta tensão é a realização de um referendo sobre a autodeterminação do povo saharaui. (SPS)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário