quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Conselho de Segurança da ONU aborda a questão do Sahara Ocidental após mudança de política de Donald Trump

 


NOVA YORK (Reuters) - O Conselho de Segurança da ONU planeia discutir a questão do Sahara Ocidental na próxima segunda-feira, disseram diplomatas, após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter reconhecido a soberania do Marrocos sobre a região disputada em troca da normalização dos laços do reino com Israel.

O anúncio de Trump na semana passada constituiu um desvio da política de longa data dos EUA sobre o Sahara Ocidental. Uma reunião à porta fechada do Conselho de Segurança da ONU sobre a situação foi solicitada pela Alemanha, disseram diplomatas.

A Embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Kelly Craft, enviou uma cópia da proclamação de Trump reconhecendo "que todo o território do Sahara Ocidental faz parte do Reino de Marrocos" ao SG da ONU, Antonio Guterres, e ao Conselho de Segurança na terça-feira.

Os Estados Unidos apoiaram um cessar-fogo em 1991 entre o Marrocos e a Frente Polisário, apoiada pela Argélia, um movimento separatista que busca estabelecer o Sahara Ocidental como um Estado independente. O cessar-fogo é monitorizado por militares da paz da ONU.

A região foi efetivamente dividida por um muro de terra que separa uma área controlada por Marrocos, que o reivindica como as suas províncias do sul, e um território controlado pela Polisário, com uma zona-tampão determinada pela ONU entre eles.

As negociações da ONU há muito não conseguem negociar um acordo sobre como decidir sobre a autodeterminação. Marrocos quer um plano de autonomia sob a soberania marroquina. A Polisario quer um referendo apoiado pelas Nações Unidas, incluindo a questão da independência.

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, que sucederá Trump a 20 de janeiro, enfrentará a decisão de aceitar o acordo dos EUA com o Marrocos sobre o Sahara Ocidental, o que nenhum outro país ocidental fez. Um porta-voz de Biden não quis comentar.

Para o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, “a posição permanece inalterada”, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, na semana passada.

“Ele continua convencido de que uma solução para a questão do Sahara Ocidental é possível, de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, disse o porta-voz Dujarric.

Sem comentários:

Enviar um comentário