quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Espanha: Pedro Sánchez diz que não se alheia do destino do povo saharaui



  • O presidente está comprometido com a centralidade da ONU e diz que o governo está trabalhando para que seja indicado um mediador.

  • Os partidos ERC (Catalunha) e PNV (PaísBasco) pedem ao Governo que intervenha a favor do povo saharaui.

 

Artigo de Alfonso Lafarga

Fonte: Contramutis

 

O Presidente do Governo (espanhol), Pedro Sánchez, garante que o seu Governo não ignora o destino do povo saharaui e está empenhado na centralidade das Nações Unidas na solução do conflito.

Pedro Sánchez afirmou-o na sessão plenária do Congresso realizada esta quarta-feira, 16 de dezembro, em resposta às questões levantadas pelos deputados Gabriel Rufián, da Esquerra Republicana de Catalunya (ERC), e Aitor Esteban, do Partido Nacionalista Basco (PNV), sobre o conflito saharaui. Em 13 de novembro, a Frente Polisario voltou à guerra com Marrocos quando o exército marroquino quebrou o cessar-fogo de 1991.

O presidente afirmou que o Governo da Espanha está a trabalhar com o Secretário-Geral das Nações Unidas para a "breve nomeação do mediador, infelizmente há muito vago", o que "impede o desenvolvimento das negociações entre as partes".

Pedro Sanchez acrescentou que o seu governo é claro sobre a centralidade da ONU na solução do conflito, e que não se alheia "de forma alguma" do destino de um povo com o qual a Espanha tem laços históricos.

Aproveitou a referência ao Sahara Ocidental, questão levantada apenas pelo ERC e o PNV, para sublinhar que o Governo de Espanha é "absolutamente solidário" com o Sahara, visto ser "o primeiro doador para a prestação de serviços básicos aos campos (de refugiados saharauis ), em colaboração com as Nações Unidas e a União Europeia ”.

No seu discurso perante o plenário do Congresso, o deputado Gabriel Rufián (ERC) avisou que ia fazer uma leitura: “Os saharauis não são apenas nossos vizinhos do sul, são nossos irmãos e os irmãos não podem ser abandonados”, esclarecendo de imediato que a citação não era dele, e que o seu autor era o vice-presidente Pablo Iglesias (líder do Podemos) e proferiu-a em 2014.

Em seguida, afirmou: “Os estupros, os desaparecimentos, o exílio, as prisões, a má alimentação, os abusos são os mesmos de então. O Governo espanhol, por responsabilidade, legalidade e moral, tem a obrigação de não olhar para o outro lado no que diz respeito ao povo saharaui e, acima de tudo, aos senhores deputados de Unidas Podemos”.

Aitor Esteban (PNV) disse que Marrocos "é um agente importante a qye há que estar atento" e que a atitude unilateral do Presidente Trump de reconhecer a soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental "viola as normas e acordos internacionais”.

Acrescentou que não se pode esquecer a situação de 250.000 pessoas “que se encontram no meio do deserto, às quais se deve dar uma solução humanitária, mas também política”, embora tenha opinado que “geoestrategicamente agora têm tudo a perder”.

Depois de recordar que a Espanha tem uma responsabilidade muito directa nesta matéria, e "compreendendo todas as dificuldades que implica a relação com Marrocos", insistiu que o problema saharaui não pode ser esquecido, que se deve procurar uma solução "na medida do possível, fazer a Polisario ver o que é possível e o que é impossível, porque o mundo mudou muito nos últimos anos ”.

Ao líder da oposição, Pablo Casado, foi-lhe ouvido pela primeira vez desde que é presidente do Partido Popular pronunciar "Sahara Ocidental", duas palavras que com ele desapareceram do programa eleitoral popular, mas a sua intervenção não era para abordar o conflito saharaui: perguntou a Pedro Sánchez, o que se passava com Marrocos e os EUA para que a ministra dos Negócios Estrangeiros (espanhola) soubesse pela imprensa do reconhecimento dos EUA da soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental.


Sem comentários:

Enviar um comentário