terça-feira, 1 de dezembro de 2020

“Uma visão da MINURSO: antecedentes, evolução e perspectivas” - Anuario Mexicano de Direito Internacional, 2020 — 44 páginas a ler e consultar

 

O estudo de 44 páginas publicado recentemente no Anuário Mexicano de Direito Internacional, da autoria de Carlos Ruiz Miguel (catedrático de Direito Constitucional da Universidade de Santiago de Compostela e diretor do Centro de Estudios sobre el Sahara Occidental), e de Yolanda Blanco Souto, doutoranda na mesma universidade de Espanha, é um texto de leitura e consulta obrigatória, tal a informação e documentação que nos proporciona sobre este esquecido conflito.

Nestes tempos em que a guerra voltou ao Sahara Ocidental há um crescente interesse pelo tema. Por mais que os povos tenham a história, a razão e o direito do seu lado, os conflitos armados chamam mais a atenção dos media, dos políticos, das organizações internacionais, da opinião pública, do que os conflitos pacíficos, abafados (ou amordaçados) nos corredores da diplomacia, das chancelarias, dos areópagos internacionais à espera de resolução. É sempre assim, e o caso do Sahara Ocidental não foge à regra.

O estudo dos dois académicos fornece-nos toda a informação útil sobre a criação da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) e do seu desempenho (ou falta dele) ao longo destes 29 anos.

A consulta é gratuita basta fazer o ‘download’ aqui:

https://www.academia.edu/42559903/Una_visi%C3%B3n_de_la_MINURSO_antecedentes_evoluci%C3%B3n_y_perspectivas

 

“Una visión de la MINURSO: antecedentes,evolución y perspectivas”

“An Overview of MINURSO: Background,Developments and Perspectives”

“Un aperçu de la MINURSO: contexte, evolutionet perspectives”

Carlos Ruiz Miguel e Yolanda Blanco Souto

 

SUMARIO

I. El camino a la MINURSO: antecedentes históricos

II. El establecimiento de la MINURSO: normativa, misiones y estructura.

III. Nacionalidades, idioma y sexo de los representantes especiales, comandantes dela fuerza y personal militar de MINURSO.

IV. Balance y perspectivas de la MINURSO.

V. Bibliografía.

Sem comentários:

Enviar um comentário