terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Reconhecimento da RASD, "a resposta mais firme à agressão marroquina"

 

 Estocolmo - Organizações e políticos e parlamentares suecos apelaram segunda-feira ao Governo sueco para que implemente a decisão do parlamento, aprovada por unanimidade em 2012, que prevê o reconhecimento da República Árabe Sarauí Democrática (RASD), afirmando que a implementação da dita decisão será "a resposta mais forte à agressão marroquina contra o povo saharaui".

Numa carta tornada pública segunda-feira pelos meios de comunicação suecos, a sociedade civil sueca apelou ao Governo do seu país para "agir com urgência para impor a organização de um referendo de autodeterminação sobre Sahra Ocidental, sob a égide da ONU ”.

A carta apelava também às Nações Unidas para "intervir para pôr fim às violações dos direitos humanos cometidas diariamente contra civis saharauis indefesos e prisioneiros políticos nas prisões marroquinas".

Por último, os autores da referida mensagem exortaram a Suécia a "reativar o seu papel no seio da União Europeia (UE), a fim de revogar todos os acordos assinados com Marrocos, incluindo os territórios ocupados do Sahara Ocidental".

Fonte: agência APS

Sem comentários:

Enviar um comentário