A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Adaljiza Albertina Xavier Reis Magno, reafirmou esta quinta-feira o apoio do seu país à luta do povo saharaui e a sua constante voluntade de defender o seu direito à libertadade e à independência.
A ministra do governo de Timor-Leste fez estas declarações durante uma reunião na sede do Ministerio de Relações Exteriores, em Deli, com o embaixador da RASD na Republica de TL, Mohamed Islam Badi.
No encontro, o embaixador saharui em Timor-Leste examinou a evolução da questão, em particular as relacionadas com a situação no terreno após o reinício da luta armada contra as forças de ocupação em todo o muro militar marroquino .
Por sua vez, a ministra dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Adalgiza Magno, garantiu ao embaixador da RASD que “a questão saharaui é um dos principais eixos da política externa de Timor-Leste e do Governo timorense Não mediu esforços no apoio ao povo saharaui na sua luta e na defesa do seu direito à autodeterminação e à independência, nos fóruns internacionais de que Timor faz parte ”.
Afirmou Adaljiza Albertina : "A nossa defesa da causa saharaui vem dos nossos princípios, dos nossos valores comuns e de uma longa história de resistência que uniu os nossos povos no passado recente."
A ministra acrescentou: “A Constituição da República de Timor-Leste exige que defendamos todas as causas justas do mundo, especialmente o direito inalienável dos povos à autodeterminação e independência”. SPS
Sem comentários:
Enviar um comentário