A península de 75 km de extensão, partilhada entre o Sahara Ocidental e a Mauritânia, onde se localiza La Guera. |
O exército marroquino está pronto a enviar armas pesadas para a região de La Guera (Lagouira) para construir um porto na localidade saharaui controlada pela Mauritânia, informa a imprensa oficial marroquina.
Rabat anunciou que vai construir um porto em La Guera, uma localidade saharaui controlada pelo exército mauritano há 37 anos.
Segundo as informações disponíveis, as tropas marroquinas preparam-se para enviar contingentes militares e tropas para o local a fim de o controlar e ocupar com o fito de construir um porto, relata o canal de televisão oficial marroquino 2M.
Segundo outras fontes, Marrocos aproveitará a ocasião da actual crise na fronteira ilegal de Guerguerat, situada a poucos quilómetros da capital económica mauritana e a segunda maior cidade do país —Nouadhibou (Port Étienne durante a época da colonização francesa) —, para ocupar também a região estratégica de La Guera, que desde os anos setenta está nas mãos do exército mauritano ao abrigo de um acordo com a ONU.
La Güera é uma localidade desabitada no Sahara Ocidental frente à costa atlântica, no extremo sul da província de Auserd. Está localizado numa península de 75 km de km (partilhada a meio pela República da Mauritânia e o Sahara Ocidental), a sudoeste do Cabo Branco e perto da cidade mauritana de Nouadhibou, a principal cidade económica da Mauritânia.
Fonte: ECS
Sem comentários:
Enviar um comentário