segunda-feira, 28 de junho de 2021

Aminetu Haidar vai ter uma praça com o seu nome em Sevilha

 

A Praça onde se situa o Parque Mercedes Yesado, no início da Avenida do Povo Saharaui,
irá ter o nome de Aminetu Haidar


O plenário da junta municipal do distrito San Pablo-Santa Justa (uma das 11 juntas de freguesia que integram o Ayuntamiento da capital da Andaluzia) aprovou uma moção (por unanimidade) em que se determina a denominação de uma praça com o nome da activista saharaui Aminetu Haidar.

Uma iniciativa que dá público reconhecimento “ao importante papel que as mulheres saharauis têm na sua causa e na sustentabilidade, dignidade e promoção do seu Povo", disse Diana Fernandez, líder da Organização IU na cidade de Sevilha e ativista do movimento de solidariedade com o povo saharaui.

A moção aprovada, reconhece o seu “historial mais do que comprovado como defensora dos direitos humanos e referência internacional excepcional de luta pacífica pelos direitos do povo saharaui”. "Sublinhamos - enfatiza Diana Fernandez - que a aprovação tem lugar num momento tão crucial como aquele que o nosso povo irmão está a viver".

A ligação especial de Sevilha com o Sahara, acolhendo todos os anos muitas crianças nas suas "Férias em Paz", é também algo que é reconhecido com esta aprovação, e também "vem compensar a escassez de nomes de mulheres destacadas pelo seu desempenho político, social ou profissional, nas nossas ruas municipais", recordou a líder da Organização da IU na cidade de Sevilha.

Fonte: andalucía información

Sem comentários:

Enviar um comentário