quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Marrocos cede à pressão dos EUA e aceita Staffan de Mistura como futuro Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental


O diplomata Staffan de Mistura futuro Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental

O diplomata sueco-italiano Staffan de Mistura será o próximo Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental. De Mistura vai assim substituir no cargo o ex-presidente alemão Horst Köhler que se demitiu em maio de 2019, pondo fim a um longo vazio.

Espera-se que os membros do Conselho de Segurança dêem em breve a sua aprovação para que o Secretário-Geral da ONU proceda ao anúncio oficial da nomeação de Staffan de Mistura como seu enviado pessoal para o Sahara Ocidental.

Deve recordar-se que a Frente POLISARIO já tinha dado a sua aprovação a esta proposta a 29 de Abril de 2021, que foi calorosamente acolhida pelo Secretário-Geral da ONU e por todos os membros do Conselho de Segurança. Em contraste, Marrocos declarou oficialmente a sua rejeição a Staffan de Mistura em maio passado, o que foi interpretado como mais um sinal de obstrucionismo marroquino aos esforços da ONU. A rejeição de Marrocos levou o Secretário-Geral da ONU a declarar, em Madrid a 2 de julho de 2021, que tinha apresentado 13 nomes mas que não podia ter o consenso das duas partes e apelou à Polisario e ao Reino de Marrocos para darem as boas-vindas ao seu próximo candidato.





Declaração oficial da Frente POLISARIO


Na sequência do recuo de Marrocos ao aceitar a proposta de Staffan de Mistura como novo enviado pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, a Frente Polisario, através do seu representante nas Nações Unidas, divulgou há poucas horas uma declaração oficial. Eis o seu teor:


"A Agência noticiosa marroquina do Estado ocupante citou hoje o delegado deste último nas Nações Unidas como tendo declarado que o seu país tinha dado a sua aprovação ao Secretário-Geral das Nações Unidas para nomear Staffan de Mistura como enviado pessoal do Secretário-Geral para o Sahara Ocidental.

 A Frente Polisario considera a declaração do representante do Estado ocupante marroquino a este respeito como uma tentativa aberta e inútil de aparecer como colaborante com os esforços das Nações Unidas, numa altura em que o próprio Secretariado-Geral e todos os membros do Conselho de Segurança se dão conta de que foi o próprio Estado ocupante marroquino que anunciou oficialmente, em maio passado, a sua rejeição total do Sr. Staffan de Mistura no contexto da sua contínua rejeição das múltiplas propostas feitas pelo Secretário-Geral das Nações Unidas para preencher o posto de Enviado Pessoal para o Sahara Ocidental desde a demissão do Presidente Horst Kohler em maio de 2019.

 O Secretariado-Geral, todos os membros do Conselho de Segurança e outros membros internacionais e regionais estão plenamente conscientes da resposta positiva da Frente Polisario dada a 29 de abril de 2021 à nomeação do Sr. Staffan de Mistura para o cargo de Enviado Pessoal do Secretário-Geral para o Sahara Ocidental, posição que foi amplamente acolhida como um bom sinal da intenção da parte saharaui e do seu apoio aos esforços do Secretário-Geral.

 Além disso, todos estão igualmente conscientes dos esforços e manobras que o Estado ocupante marroquino tem vindo a fazer com o objetivo de influenciar os esforços do Secretário-Geral da ONU para procurar um novo enviado pessoal para o Sahara Ocidental, através de um conjunto de condições prévias que excluem arbitrariamente cidadãos de um grupo de Estados membros da ONU, incluindo a Austrália, Alemanha, Holanda, Escandinávia, Suíça e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, entre outros.

 [É sintomático] O facto de o representante do Estado ocupante marroquino não ter declarado que a aceitação pelo seu país de Staffan de Mistura como enviado pessoal do Secretário-Geral para o Sahara Ocidental se deveu ao facto de o regime marroquino ter aceitado as pressões exercidas sobre ele pelos poderes do Conselho de Segurança, que já não podem tolerar que Marrocos continue a obstruir os esforços do Secretário-Geral para ativar o processo de paz no Sahara Ocidental.

 Neste contexto, a Frente Polisario recorda que o processo de paz conduzido pelas Nações Unidas no Sahara Ocidental foi completamente torpedeado devido à grave violação do cessar-fogo pela potência ocupante marroquina, dos acordos militares conexos e da sua agressão aos territórios libertados da República saharaui a 13 de novembro de 2020, que continua sob um silêncio ensurdecedor das Nações Unidas.

Consequentemente, as palavras do representante do Estado de ocupação marroquino sobre o regresso ao "processo de paz" e algumas questões processuais relacionadas com o mesmo, é apenas uma ilusão, pois o povo saharaui disse a sua última palavra a 13 de novembro de 2020, quando retomou a sua luta armada legítima e anunciou alto e bom som a ruptura total com "a operação de paz" que o próprio Conselho de Segurança não tem sido capaz de impor respeitando a sua implementação há quase trinta anos. Além disso, o discurso do representante do Estado ocupante marroquino sobre algumas das fórmulas primárias que falsamente afirma que o Conselho de Segurança consagrou nas suas resoluções é uma mera tentativa absurda de justificar antecipadamente as posições de procrastinação e obstrução típicas do regime marroquino.

 A Polisario, que tem demonstrado através de ações concretas o seu verdadeiro empenho numa solução pacífica para a questão da descolonização do Sahara Ocidental, reafirma que nenhum processo de paz real, credível e viável será possível enquanto a potência ocupante marroquina continuar, com total impunidade, as suas ações ilegais e tentativas de impor um facto consumado pela força às zonas ocupadas da República Saharaui.

Por conseguinte, a Frente Polisario afirma uma vez mais que a única forma de alcançar uma solução pacífica, justa e duradoura para a questão da descolonização do Sahara Ocidental é permitir ao povo saharaui exercer livre e democraticamente o seu direito inalienável e não negociável à autodeterminação e à independência, em conformidade com os princípios da legitimidade internacional e as resoluções pertinentes das Nações Unidas e da União Africana.

O Estado ocupante de Marrocos, que ainda goza da proteção e patrocínio de algumas partes do Conselho de Segurança, e apesar dos elogios pelo seu empenho nas resoluções da ONU, demonstrou claramente que não possui uma verdadeira vontade política para alcançar uma solução pacífica e duradoura para a descolonização do Sahara Ocidental, e que o seu único objectivo é preservar o statu quo, numa tentativa de normalizar e legalizar a sua ocupação ilegal de partes da República Saharaui.
Por conseguinte, o Conselho de Segurança deve abandonar a sua posição habitual de inação e estar seriamente consciente de que a principal razão por detrás da incapacidade da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) para implementar plenamente o seu mandato e o colapso do processo de paz no Sahara Ocidental é a incapacidade do Conselho para utilizar todos os poderes que lhe são conferidos pela Carta das Nações Unidas para assegurar a plena implementação do mandato da MINURSO e para obrigar a potência ocupante de Marrocos a envolver-se plenamente com a potência ocupante marroquina a empenhar-se séria e responsavelmente no processo de paz e a pôr termo à sua ocupação ilegal de partes da RASD. "

- Dr. Sidi Omar. Representante permanente da Frente POLISARIO junto da ONU.

Sem comentários:

Enviar um comentário