quarta-feira, 27 de outubro de 2021

A ONU adia a votação da resolução sobre o Sahara Ocidental devido à firme rejeição pela Rússia do conteúdo e da terminologia utilizada

 




ECS. Nova Iorque. 27-10-2021 | Fontes altamente fiáveis consultadas pela publicação ECSAHARAUI em Nova Iorque confirmam que o adiamento da votação do projeto de resolução sobre o Sahara Ocidental (MINURSO) se deve à firme rejeição pela Rússia, Estado membro do Conselho de Segurança com poder de veto, do projeto americano que considera desequilibrado por não refletir os últimos desenvolvimentos, bem como da terminologia introduzida nas resoluções desde Abril de 2018, especificamente ''realista, mutuamente aceitável...''.

Ao meio-dia de hoje, o Conselho de Segurança anunciou que a adoção da nova resolução sobre o conflito saharaui, inicialmente prevista para quarta-feira 27 de outubro, será adiada para sexta-feira 29 de Outubro. Este projeto de resolução, apresentado pelos EUA, não fornece qualquer recomendação sobre a extensão do mandato de modo a incluir o controlo dos direitos humanos no Sahara Ocidental.

A França era hostil, como habitualmente, a qualquer mecanismo que protegesse os direitos dos saharauis, nomeadamente os direitos humanos nos territórios ocupados, apesar da repressão indescritível que as forças de ocupação marroquinas infligem aos civis saharauis. A França recusou-se terminantemente a fazer quaisquer alterações ao projeto de resolução apresentado pelos EUA.

A votação será decidida na próxima sexta-feira 29 e, a menos que haja uma modificação substancial do conteúdo do projeto de resolução, a situação poderá levar a avisos sobre a utilização do poder de veto.

Sem comentários:

Enviar um comentário