quinta-feira, 28 de outubro de 2021

A comunidade jurídica congratula-se com os acórdãos do Tribunal Geral da União Europeia de 29 de setembro de 2021 como um importante contributo para o respeito da legalidade internacional e dos direitos dos povos à autodeterminação




Trabalho do seminário de advogados e especialistas em direito internacional sobre as sentenças do Tribunal de Justiça Europeu relativas aos ilegais acordos "euro-marroquinos" que incluem territórios ocupados no "Sahara Ocidental, com a presença do reoresentante da Frente Polisario encarregado pela Europa e UE; o presidente do Grupo de paz para o povo Saharaui do Parlamento Europeu e o presidente da Coordenação Europeia de apoio ao povo Saharaui (EUCOCO).

Bruxelas: 27 de outubro de 2021



Comunicado

A comunidade jurídica congratula-se com os acórdãos do Tribunal Geral da União Europeia de 29 de setembro de 2021 como um importante contributo para o respeito da legalidade internacional e dos direitos dos povos à autodeterminação

Na sequência de sentenças anteriores do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), o Tribunal Geral da UE anulou, em duas sentenças proferidas a 29 de setembro de 2021, as decisões do Conselho relativas à conclusão dos novos acordos UE-Marrocos explicitamente aplicáveis à zona do Sahara Ocidental ocupada por Marrocos.
Só o tempo dirá se o Conselho respeita as decisões do Tribunal da UE e o Estado de direito, ou se decide recorrer das decisões do Tribunal a fim de ganhar tempo contra o que parece ser um resultado inevitável.
Pela sua parte, a comunidade jurídica congratula-se com os acórdãos do Tribunal como um importante contributo para o respeito pela legalidade internacional e pelos direitos dos povos à autodeterminação.
É lamentável que a Comissão se tenha alinhado com o ponto de vista das autoridades marroquinas a fim de diluir os conceitos e tentar justificar o envolvimento ilegal da UE na ocupação do Sahara Ocidental. Rejeitando esta retórica tendenciosa, o Tribunal Europeu recorda a necessidade imperativa de uma linguagem rigorosa, respeitadora das categorias legais.
Assim, o Sahara Ocidental é a antítese de um território "disputado". Tal como o Tribunal decidiu em 2016, enquanto território não autónomo listado pela ONU, o território saharaui tem um estatuto separado e distinto, exclusivo de qualquer soberania marroquina, cujas fronteiras internacionais foram estabelecidas no início do século XX por uma série de acordos entre as antigas potências coloniais.
Do mesmo modo, a única forma aceitável de se referir ao povo saharaui é como um "povo colonial", como outros povos, quer sejam estruturados como Estados ou em que o processo de descolonização do seu território não foi concluído. Pelo contrário, qualquer outra denominação como "populações envolvidas" constitui uma violação do direito do povo saharaui à unidade nacional, enquanto que a utilização do termo "população indígena" não reflete o seu direito à autodeterminação e à independência.
Finalmente, o povo saharaui, que tem direitos soberanos sobre o seu território nacional e os seus recursos naturais, deve consentir em qualquer atividade económica ou outra relacionada com o Sahara Ocidental. Este consentimento, que deve ser livre e genuíno para ser válido, só pode ser expresso pela Frente POLISARIO, como observa o Tribunal, uma vez que é o primeiro e único representante deste povo reconhecido a nível internacional.
Estes três factos jurídicos - a Frente Polisario como único representante do povo saharaui, o respeito pela exigência do consentimento, e o direito deste povo à autodeterminação - constituem o quadro intangível aplicável à questão saharaui. Este quadro aplica-se a todos, seja a União Europeia ou empresas estrangeiras, incluindo as marroquinas, que devem obter a autorização da Frente POLISARIO, como expressão do consentimento do povo saharaui para as suas actividades no Sahara Ocidental, ou deixar este território.







Gosto
Comentar
Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário