sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Marrocos ameaça abandonar as negociações sobre o Sahara se a Argélia não estiver presente



Nações Unidas, 29 de outubro (EFE) - Marrocos ameaçou esta sexta-feira abandonar o processo de negociação sobre o Sahara [Ocidental] se a Argélia não participar na próxima ronda de contactos que o Conselho de Segurança confiou ao novo enviado pessoal para o Sahara, Staffan de Mistura.

O embaixador marroquino na ONU, Omar Hilale, disse hoje à imprensa que "se a Argélia não aparecer (a esta ronda de contactos) não haverá simplesmente um processo político", repetindo duas vezes a mesma frase.

Hilale referia-se a uma carta enviada na semana passada ao Conselho de Segurança pela missão argelina junto da ONU, na qual dizia recusar-se a participar nestas mesas redondas, "uma ideia que se tornou obsoleta dada a descarada instrumentalização do lado marroquino (...) para apresentar falsamente o nosso país como parte no conflito regional".

O embaixador marroquino considerou que o Conselho de Segurança repudiou a Argélia ao encorajar, na sua resolução de hoje, o reatamento dos contactos políticos para uma solução da questão do Sahara e ao convidar a Argélia e a Mauritânia a aderirem.

Marrocos e Argélia, cujas fronteiras terrestres estão fechadas desde 1994, têm estado fechados numa grave crise bilateral desde que cortaram relações diplomáticas em agosto passado, e Argel fechou subsequentemente o seu espaço aéreo à aviação marroquina.

O embaixador marroquino manifestou a sua surpresa pela recusa de Argel em participar nesta ronda de contactos políticos, e recordou que nas últimas "mesas redondas" realizadas na Suíça, a Argélia não só participou, como também representantes de Rabat e Argel estiveram envolvidos em 90% dessas conversações, disse ele.

Em qualquer caso, o reinício das negociações políticas de De Mistura é agora mais difícil do que nunca, dadas as posições de ambas as partes.

Sem comentários:

Enviar um comentário