sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Polisario sobre a resolução do Conselho de Segurança da ONU: "Não haverá novo cessar-fogo enquanto Marrocos persistir, com total impunidade, na sua ocupação do Sahara Ocidental"



Nova Iorque (ECS) - Numa declaração à imprensa realizada na sede da ONU na sequência da adoção da resolução 2602 sobre a renovação do mandato da MINURSO, o representante da Frente Polisario na ONU, Sidi Mohamed Omar, anunciou que a parte saharaui está a avaliar a resolução do Conselho de Segurança adoptada hoje, bem como as suas implicações para a situação no terreno e para o processo de paz da ONU no seu conjunto, e que será feita uma declaração pública em devido tempo. "O que eu gostaria de salientar nesta fase é que uma situação sem precedentes se está a desenrolar nestes dias no Sahara Ocidental desde 13 de novembro de 2020 devido à grave violação pelo Estado ocupante de Marrocos do cessar-fogo de 1991 e à sua ocupação ilegal de mais das nossas terras", acrescenta Omar.

Sidi Omar declarou que o novo ato de agressão marroquina, que continua até hoje com total impunidade, pôs fim a quase trinta anos de cessar-fogo e, consequentemente, levou ao colapso do processo de paz da ONU no Sahara Ocidental. "A agressão marroquina desencadeou uma nova guerra que poderá ter consequências desastrosas para a paz e estabilidade em toda a região", acrescentou.

"Perante o novo acto de agressão marroquina e a total inação do Conselho de Segurança, o povo saharaui, sob a liderança da Frente Polisario, não teve outra escolha senão exercer o seu legítimo direito à autodefesa para enfrentar a agressão marroquina e defender os direitos e a soberania do nosso país", continuou Omar.

O representante saharaui lamentou que o Conselho de Segurança, que é o principal responsável pela manutenção da paz e segurança internacionais, não tenha feito nada para enfrentar as consequências da violação do cessar-fogo por parte de Marrocos, dando assim a impressão de que nada de grave aconteceu. "Apesar dos louváveis esforços feitos por todas as partes para alcançar uma resolução equilibrada e orientada para a ação, com medidas concretas para refletir e abordar as novas realidades no terreno, o resultado é muito dececionante porque não responde à gravidade da situação atual no Território e ao seu potencial de grave deterioração", sublinhou.



"A abstenção de hoje da Federação Russa e da Tunísia, a quem manifestamos o nosso apreço pelas suas posições de princípio, exprime claramente sérias reservas quanto à letra e ao espírito da resolução adotada. A abstenção também envia uma mensagem muito forte àqueles que procuram desviar o processo de paz do Sahara Ocidental dos seus parâmetros estabelecidos e unanimemente acordados", acrescentou.



Como resultado, sublinhou o representante da Frente Polisario na ONU, o Conselho de Segurança já condenou a missão do novo Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, Staffan de Mistura, ao fracasso de uma forma que irá minar seriamente as perspetivas de reavivar o processo de paz e prolongar o impasse prevalecente.



Quanto à posição da Frente Polisario no cessar-fogo, o diplomata saharaui declarou alto e bom som que não haverá novo cessar-fogo enquanto o Estado ocupante de Marrocos persistir, com total impunidade, nas suas tentativas de impor pela força um regime colonial, facto consumado nos Territórios Ocupados da República saharaui. Em conclusão, a Frente Polisario, que se manteve plenamente empenhada numa solução pacífica, reafirma que a única via realista e viável para alcançar uma solução pacífica, justa e duradoura para a descolonização do Sahara Ocidental é permitir ao povo saharaui exercer livre e democraticamente o seu direito não negociável à autodeterminação e à independência, em conformidade com os princípios da legalidade internacional e as resoluções pertinentes das Nações Unidas e da União Africana.

Sem comentários:

Enviar um comentário