segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Morreu Mhamad Zeiu, um dos líderes fundadores da Frente Polisario

 

Mhamad Zeiu: Declaração da independência da RASD, 27 de fevereiro de 1976

Chahid Al Hafed (ECS) - Mhamad Zeiu, companheiro do líder espiritual saharaui, El Uali Mustafa, e um dos fundadores da Frente Polisario e da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), morreu ontem, 18 de outubro, nos campos de refugiados saharauis. Zeiu morreu aos 90 anos de idade.

Mhamad Zeiu foi um dos líderes saharauis determinante para a consolidação da Unidade Nacional Saharaui, e uma das figuras emblemáticas da sociedade saharaui. Integrou várias delegações políticas importantes da Frente Polisario que viajaram para o estrangeiro durante a formação da identidade saharaui, e reuniu-se com personalidades proeminentes, incluindo o falecido líder argelino Houari Boumediene e vários presidentes do continente africano e asiático.

Combatente, político, ativista, ... Zeiu dedicou toda a sua vida à causa saharaui e ao seu povo sem hesitações, lutando onde quer que fosse útil sem se preocupar com o alcance ou a forma. A versatilidade e eficiência que demonstrou nos seus vários cargos fez dele um líder da RASD. Foi o primeiro Ministro da Justiça da RASD e Presidente do Parlamento.


Sem comentários:

Enviar um comentário